Aposta da UD Fermedo tem como finalidade “tentar fazer algo que nunca foi feito”

A temporada 2024/2025 marca uma mudança de paradigma na UD Fermedo, que promete “tentar fazer algo que nunca foi feito no clube, subir de divisão”. Quem o diz é Rui Rocha, treinador de uma equipa que, competindo na 2.ª Divisão Distrital, foi capaz de atrair vários reforços oriundos do Campeonato SABSEG. Movimentações que dão força a um “projeto aliciante”, vinca o técnico.

A última época teve um enredo difícil de prever na carreira de Rui Rocha. Começou-a entre a Elite de Aveiro, na UD Mansores, mas o último capítulo foi escrito dois escalões abaixo, em Fermedo, a convite do presidente e seu antigo treinador adjunto, Miguel Ângelo. Ali, encontrou “um clube muito organizado, com mais de 150 atletas nas camadas jovens, pessoas apaixonadas e uma massa adepta muito forte no apoio a todos os escalões”.

A evolução no projeto chega, agora, à equipa principal, que vai lutar por um feito inédito no emblema do concelho de Arouca, o de subir à 1.ª Divisão. Para o conseguir, o plantel foi reforçado, até ao momento, com uma dezena de atletas, sendo que seis deles disputaram o Campeonato SABSEG na última época. São jogadores “com capacidade para jogar noutro patamar e que aceitaram o projeto, não pela parte monetária, mas por gostarem do que lhes foi mostrado e pelas condições que o clube proporciona”, explica Rui Rocha, que também rejeitou abordagens de campeonatos superiores para continuar em Fermedo. “É preferível estar num projeto de subida, mesmo que num escalão inferior, do que participar numa divisão superior mas sem um objetivo claro e tão aliciante”, justifica.

Da curta experiência que viveu nos últimos meses da última temporada na 2.ª Divisão Distrital, o técnico reteve as “muitas equipas que trabalham bem, com organização e treinadores com bastante capacidade”. “Foi, em parte, uma surpresa, para mim. Tal como o futebol aveirense na sua totalidade, este campeonato está a ficar muito forte. Este ano, vai ser ainda mais forte”, acredita Rui Rocha. Quanto à Taça de Aveiro Prof. José Valente Pinho Leão será discutida pela UD Fermedo com o “objetivo claro de tentar chegar longe, àquelas eliminatórias em que entram as equipas mais fortes, para mostrar o clube”.

Plantel da UD Fermedo
Guarda-redes:
Mário Sousa e Diogo Pinho (ex: juniores FC Arouca);
Defesas: Duarte Lopes, Diogo Santos, Tiago Fonseca, Gonçalo Santos (ex-UD Mansores), Bernardo Soares (ex-UD Mansores), André Santos (ex-UD Mansores) e Gabriel Gomes (ex-Geração RD);
Médios: Igor Pereira (ex-CD Arrifanense), Ruben Azevedo, Bruno Azevedo, Leandro Silva, Ricardo Ferreira (ex-UD Mansores) e Diogo Loureiro;
Avançados: Nuno Soares, Rafael Almeida (ex-Mansores), Leonardo Brandão (sem clube), Francisco Maia (ex-Travanca) e André Silva.

Fotografia
UD Fermedo

30 de Julho de 2024
Instagram AFA
Notícias Relacionadas
Equipas
Categorias
Tags
Facebook
Notícias Mais Lidas