Mika bisou no regresso às vitórias do FC Pinheirense: "Se puder ajudar com golos e assistências, melhor"

O regresso às vitórias do FC Pinheirense na 1.ª Divisão Distrital, quase dois meses depois, aconteceu num momento decisivo da temporada, em que a luta pela manutenção está ao rubro. “Esta vitória vem dar ânimo à equipa”, valoriza Mika Oliveira, que bisou diante do GD Mealhada (4-1) e igualou os números da época passada, no que a golos diz respeito. “Tenho conseguido corresponder”, nota.

Em Pinheiro da Bemposta, no concelho de Oliveira de Azeméis, a confiança na continuidade da equipa da terra no segundo escalão do futebol aveirense aumentou de forma expressiva após o triunfo, também ele volumoso, diante do GD Mealhada.

“Entrámos muito bem. Fizemos um golo a meio da primeira metade e a expulsão, no adversário, acabou por nos facilitar um bocadinho a chegada ao segundo. Na segunda parte, o Mealhada tentou responder, mas batemo-nos bem e, num contra-ataque, fizemos o 3-0. Depois gerimos o jogo”, resume Mika Oliveira, autor de dois dos golos do FC Pinheirense. “É sempre especial marcar, mas, nesta fase, o mais importante é a equipa. Precisamos de vitórias, se puder ajudar com golos e assistências, ainda melhor”, confessa.

No último domingo, os oliveirenses quebraram uma série de seis desaires consecutivos no campeonato, um cenário sempre complicado de gerir. “Nunca é fácil trabalhar sobre derrotas. Felizmente, esta semana conseguimos dar a resposta pretendida e vencer o jogo”, atira Mika, que deixa uma palavra de apreço aos adeptos: “Temos sempre o público a apoiar, não nos podemos queixar disso. É claro que nunca é fácil quando se vive uma maré de derrotas, tanto para os jogadores como para os apoiantes e sócios do clube, mas eles têm estado sempre lá para nos apoiar”.

A cumprir a segunda temporada no FC Pinheirense, o atacante, de 22 anos, encontrou no Estádio Jaime Rocha uma veia goleadora que, até então, desconhecia. “As minhas épocas com mais golos foram as últimas duas”, com sete tiros certeiros em cada uma delas, sendo que a atual ainda não terminou. “A quantidade de minutos ajuda a ganhar confiança. Depois, a chegada à área tem sido mais constante e tenho tido mais confiança em mim. O resto vem graças aos meus colegas que, felizmente, acreditam muito em mim. Tenho conseguido corresponder”, contextualiza.

Fã de Lionel Messi e de Neymar, espera “continuar a crescer, a nível desportivo e profissional”, onde desenvolve trabalhos na área do audiovisual. Para o que resta jogar esta temporada, tem apenas um desejo: “Estamos na luta e vamos, certamente, conseguir os nossos objetivos. Toda a gente está muito focada. Vamos ter de batalhar a cada jogo, que vão ser finais para nós”.

Surpresas a norte
O triunfo na 21.ª jornada mantém o FC Pinheirense na penúltima posição da Zona Sul da 1.ª Divisão Distrital, mas permite-lhe aproximar-se não só do GD Mealhada, que derrotou por 4-1, como também da AD Valecambrense, que perdeu com a AD Valonguense por 3-1.

Na corrida pela manutenção, a última ronda foi igualmente positiva para a ADC Vila Nova de Monsarros, que bateu a UD Bustos por 3-0, enquanto o 'lanterna vermelha' GD Calvão foi derrotado pelo líder, CD Estarreja, por 2-0.

Pelo mesmo resultado, o SC Fermentelos superou o CR Antes, enquanto o Anadia FC SAD B venceu a LAAC (1-2) e o SC Beira-Mar B levou de vencida a UD Mourisquense (4-0).

Na Zona Norte, nenhum dos três primeiros classificados conseguiu triunfar. O comandante, FC Cesarense, empatou a três bolas na casa do 'vizinho' RC Nogueirense. Ainda assim, conseguiu alargar a vantagem para o segundo classificado, GD São Roque, derrotado em Nogueira da Regedoura (3-2).

A AD Argoncilhe, que fecha o pódio, caiu em Mosteirô de Arouca (3-1) e viu a ARC São Vicente Pereira, que ganhou em Romariz (1-2), aproximar-se.

O GD Ronda foi vencer a Carregosa, por 1-3, numa jornada em que o SC Paivense bateu a UD Mansores (1-0) e a Geração RD empatou, em casa, com o CD Arrifanense (1-1).

Fotografia
Tomás Dias | tdias_photos

2 de Abril de 2025