Março: A pandemia de Covid-19 chega a Portugal. Nada ficou como dantes

Março fica indelevelmente marcado pela chegada do novo coronavírus a Portugal. No mês em que foi diagnosticado o primeiro caso positivo de Covid-19, o dia a dia de cada um de nós sofreu uma reviravolta que teve tanto de repentina, quanto de inesperada e radical. De um momento para o outro, o país fechou-se em casa, com consequências no associativismo e no desporto que se mantêm até hoje.

No dia 10 de março, a Associação de Futebol de Aveiro (AFA) lançava um comunicado no qual se deliberava a suspensão de toda a atividade desportiva por duas semanas. Só que, apenas uma semana depois, o organismo que tutela as competições de futebol, futsal e futebol de praia do distrito aveirense estendia a suspensão por tempo indeterminado, situação que se manteve, sabemos hoje, por vários meses.

Apanhados no epicentro de uma pandemia, os portugueses tiveram de aprender, de um momento para a outro, a viver num mundo de máscaras, álcool-gel e regido pelo distanciamento social, com consequências, físicas e psicológicas, na vida de cada um. A AFA TV abordou vários temas relacionados com essa questão, lançando um guia para superar a quarentena, providenciando dicas para ajudar a lidar com o isolamento social e dando uma visão sobre de que forma os mais novos poderiam aproveitar a quarentena forçada que se vivia naquela altura para se manterem ativos.

Com o agravamento da situação pandémica em Portugal, começou a desenhar-se um cenário complicado, sobretudo no setor da saúde, cujos profissionais, muitas vezes, foram obrigados a ir ao limite para garantir os cuidados necessários a todos os que deles necessitavam. A AFA TV contou a história de alguns destes autênticos heróis e deu a conhecer gestos altruístas, como os de António Novais, diretor geral da PECOL, e da SAD do CD Feirense, que nos foram enchendo o coração num momento tão complicado. A tudo isto há que juntar os depoimentos de vários craques do futebol e do futsal de Aveiro, que, diariamente, deixavam mensagens de esperança aos fãs.

Num mês tão doloroso quanto este, a notícia mais lida no site da AFA TV foi a nota de pesar pelo falecimento de Vítor Godinho, jovem que praticava futsal no CCR Maceda. Foi também decretado, pela Federação Portuguesa de Futebol, o fim prematuro da época para os campeonatos nacionais de camadas jovens, e a AFA decidiu cancelar o congresso internacional AFA 2024 e a Gala anual.

No curto espaço de tempo em que foi possível jogar, AJ Fiães, PARC e CCR Maceda sagraram-se campeões distritais de futsal nos escalões de juniores, juvenis e iniciados, respetivamente. Por seu turno, o GD Gafanha juntou a Taça de Aveiro ao título de campeão distrital de futsal feminino. No futebol amador, Carlos Daniel chegou ao golo 200 com a camisola do CCD Pigeirense, da Liga do Inatel de Aveiro.

Fotografia
Direitos Reservados

22 de Dezembro de 2020
Banner Seaside Promo
Instagram AFA
Notícias Relacionadas
Categorias
Tags
Facebook
Notícias Mais Lidas