Mamudo Cá carimbou primeira vitória da UD Bustos na 1.ª Divisão: "Foi uma loucura"

Como fã de Robert Lewandowski que é, Mamudo Cá procura fazer o que o internacional polaco faz de melhor, golos, se possível em volume idêntico ao do craque do Barcelona. Para já, foi o herói da primeira vitória da temporada da UD Bustos na 1.ª Divisão Distrital, ao completar a reviravolta frente ao GD Calvão (3-2) com um 'bis' na reta final do encontro. “Foi uma loucura mesmo”, recorda.

A viver uma temporada difícil, a UD Bustos teve, no último fim de semana, um momento de puro êxtase, ao recuperar de uma desvantagem de dois golos para se estrear a vencer no campeonato. “Unirmo-nos mais, era o que faltava. Neste jogo, fizemos isso e mudou tudo”, assinala Mamudo Cá, figura principal de uma 'remontada' épica, após estar a perder por 0-2, consumada na última meia hora da partida. “Foi muito bom para nós. Festejamos muito no balneário e no campo, os miúdos foram todos ter connosco”, lembra.

O jogo marcou a estreia de Rodrigo Oliveira no banco da UD Bustos, que decidiu colocar o jovem guineense no eixo do ataque. Uma aposta vencedora, como se viria a provar no final. “Vinha jogando como extremo, mas neste jogo joguei como ponta de lança e fiz dois golos”, o primeiro com “um remate quase do meio-campo” e o segundo “por baixo das pernas do guarda-redes”, notou.

“Foi uma coisa muito boa, porque só tinha um golo, na Taça (PECOL). Com este resultado, todos estamos felizes e motivados para ganhar o próximo jogo”, prossegue Mamudo Cá, há cinco anos em Portugal, para onde veio estudar. A paixão pelo futebol, que trouxe da Guiné-Bissau, levou-o a juntar-se ao FC Bom-Sucesso, mas a pandemia da Covid-19 fê-lo parar durante dois anos. “Foi muito chato, mas continuei a treinar em casa. Corria e treinava no campo de futebol de 5 do meu bairro”, recorda. Seguiu-se a ADCF Santo André e a ADC Sosense, onde a UD Bustos o descobriu.

Aos 22 anos, sonha em “subir e chegar o mais longe que puder” no futebol. Fora dele, continua a preparar-se para estudar Gestão na Universidade, curso que espera iniciar no próximo ano.

GD Mealhada chega-se à frente
Para lá da primeira vitória da UD Bustos na Zona Sul, a 9.ª jornada da 1.ª Divisão Distrital fica marcada pelo triunfo da ADCF Santo André na casa da líder, AD Valonguense, por 2-3. A equipa da casa ainda conseguiu virar uma primeira desvantagem, mas viu o rival tornar a tomar a dianteira do marcador com golos consecutivos de Tomás Lopes e Joel Almeida.

Na segunda posição surgem, todos com 17 pontos, GD Gafanha SAD e UD Mourisquense, que empataram a zero no duelo entre si, e GD Mealhada, que venceu em Válega por 1-2, num jogo decidido por um golo de Pedro Martins perto do fim.

SC Vista Alegre e LAAC empataram a zero, numa ronda em que a AA Avanca venceu a ADC Vila Nova de Monsarros, por 5-2, e o FC Pinheirense bateu a AD Valecambrense, por 2-0.

Na Zona Norte, os dois primeiros classificados, Relâmpago Nogueirense e AC Cucujães, não saíram do nulo diante de CDC Macieira de Cambra e JD Carregosense, respetivamente, e viram a ARC São Vicente Pereira aproximar-se na tabela. Os 'corvos' derrotaram o FC Macieirense por 2-0, com golos de Diogo Rocha e David Leite.

Num jogo eletrizante, a AD Argoncilhe levou de vencida o GD São Roque por 4-3, com Ruben Tavares a marcar por duas vezes pelo conjunto de Santa Maria da Feira e Daniel Familiar pelos oliveirenses.

André Cruz bisou no triunfo da AD Nogueira da Regedoura frente ao CD Arrifanense (3-1), enquanto o Lusitânia de Lourosa FC B empatou a um golo na receção ao GD Ronda e o SC Paivense-ADC Sanguedo terminou com um nulo no marcador.

Fotografia
União Desportiva de Bustos

7 de Dezembro de 2023
Banner Seaside Promo
Instagram AFA
Notícias Relacionadas
Jogadores
Equipas
Categorias
Tags
Facebook
Notícias Mais Lidas