Mais onze clubes aveirenses candidatam-se ao processo de certificação como entidades formadoras

A adesão dos clubes aveirenses ao processo de certificação, pela Federação Portuguesa de Futebol, como entidades formadoras continua a bater recordes. Na temporada 2024/2025, só no futebol, o número cresceu na casa das dezenas, para um total de 79, enquanto no futsal houve mais um clube a juntar-se ao processo, em comparação com a temporada anterior.

Analisando os dados oficiais disponibilizados pela Associação de Futebol de Aveiro, percebemos que, no futebol, 71 clubes procederam à candidatura no futebol masculino e oito fizeram-no no futebol feminino. Em apenas um ano, registou-se um aumento de dez candidaturas, evolução que está em linha com a que se vinha registando nos últimos anos, nesta matéria.

No que toca ao futsal, 30 clubes submeteram a candidatura ao processo de certificação como entidades formadoras, 26 na vertente masculina, mais um do que há um ano, e quatro na feminina, valor que não sofreu qualquer variação.

Na temporada passada, foram distinguidas 87 entidades em Aveiro, juntando as modalidades de futebol e futsal, mais dez do que no ano anterior. Em percentagem, tratou-se de uma subida de 13%.

O processo de certificação de entidades formadoras iniciou-se em 2015, tornando-se num fator obrigatório para que os clubes pudessem registar contratos de formação desportiva. De lá para cá, evoluiu para um modelo de qualificação dos processos de formação dos praticantes, bem como da organização desportiva dos clubes.

Para além disso, a certificação como entidade formadora é uma das exigências para os clubes receberem dividendos de transferências de atletas que passaram pela sua formação e poderem participar nos campeonatos nacionais.

Fotografia
Associação de Futebol de Aveiro

30 de Novembro de 2024
Instagram AFA
Notícias Relacionadas
Categorias
Tags
Facebook
Notícias Mais Lidas