Linha Final: Renato Ferreira confia em época positiva do CD Cucujães

Acreditando que “a classificação da época passada não coincidiu com o real valor da equipa”, Renato Ferreira, treinador do CD Cucujães, decidiu manter grande parte do plantel para a temporada 2020/2021, sendo o principal objetivo alcançar a manutenção no Campeonato Grande Hotel de Luso. Oriundo dos Sub-20 do clube, o técnico promoveu vários jovens à equipa principal, sinal da qualidade do trabalho desenvolvido naquele escalão.

Renato Ferreira, homem da terra, guarda a mágoa de, durante a sua carreira de jogador, nunca ter tido em Cucujães a possibilidade de jogar futsal em competições da Associação de Futebol de Aveiro. Esse “privilégio”, assim o define, obteve-o já no papel de treinador, na época passada, quando foi convidado para comandar a equipa Sub-20 do CD Cucujães no Campeonato Distrital. “Fomos à fase de apuramento do campeão logo no ano de estreia, quando muitos não o esperavam”, salienta, ele que acabaria por orientar a equipa principal no último jogo antes da paragem do Campeonato Grande Hotel de Luso, na sequência da saída de Nuno Azevedo.

A ideia inicial não seria dar continuidade a essa experiência na próxima época. Com o seu conhecimento, o clube procurou um novo treinador, mas acabaria por voltar ao ponto de partida. “Não aceitei o convite à primeira, porque tinha de pensar se iria conseguir levar o clube ao patamar que merece”, confessa o técnico, que acabaria por abandonar qualquer dúvida ou hesitação, abraçando com confiança o novo desafio.

“É uma oportunidade para ajudar e para evoluir. Estou perfeitamente pronto e capaz”, sublinha Renato Ferreira, que optou por não mexer em demasia no plantel, relativamente à temporada transata. “Ele tinha muita qualidade, mas as coisas não correram de feição”, o que não invalida que o grupo tenha “qualidade para melhorar”. “Tendo a confiança de todos e sentindo que temos qualidade conseguiremos uma época melhor”, sendo o principal objetivo conseguir a manutenção num campeonato que será jogado num formato distinto do que é habitual.

Renato Ferreira sente-se confortável com o modelo, uma vez que o Campeonato Sub-20 disputa-se, habitualmente, de forma idêntica. Isso fá-lo defender que “é preciso arrancar bem na primeira fase e ganhar pontos para andar lá em cima”, sob pena de se poder atrasar na corrida pelos lugares mais desejados da tabela. Messi, que atuava na ACD Azagães, é o único reforço confirmado num plantel que será mais vasto do que o habitual, por forma a incorporar vários jovens que atuavam nos Sub-20.

Plantel do CD Cucujães:
GR Marco Leite, Daniel Almeida, Márcio Araújo (ex-Sub-20);
Fixo: Mix, Tiago Lopes;
Fixo/Ala: Rui Batista (ex-Sub-20);
Ala: André Castro, Valter Oliveira, Rui Valente, Bruno Santos, Gonçalo Alves (ex-GRC Dínamo Sanjoanense, Sub-20);
Ala/Pivot: Jorge Amorim, Gonçalo Silva (ex-Sub-20), Joel Lopes (ex-Sub-20);
Universal: Gazela, Messi (ex-ACD Azagães).

Wilson Santos nomeado para duas provas
No Campeonato SABSEG, Fábio Reis e Madureira foram anunciados no plantel do SC Alba. Já na 1.ª Divisão Distrital, os irmãos Ricardo e Roberto Branco renovaram pelo CR Antes, enquanto Francisco Gabriel e Diogo Mota vão vestir as cores da UD Bustos. Por fim, na 2.ª Divisão Distrital, Leandro Rodrigues vai continuar ao serviço da ADC Sanguedo e João Luís jogará pelo CD Luso.

Noutro contexto, Wilson Santos, árbitro natural do concelho de Santa Maria da Feira, foi nomeado para apitar em três competições europeias de futebol de praia, todas a realizar na Nazaré. De 1 a 6 de setembro, o árbitro estará presente no EBSL Superfinal 2020 e na Women Beach Soccer Cup, Europeu masculino e Taça Europeia feminina, respetivamente. Na semana seguinte, marcará presença no Euro Winners Cup 2020, a Liga dos Campeões masculina e feminina do futebol de praia.

Fotografia
CDC Futsal

13 de Agosto de 2020
Rui Santos
ruisantos@afatv.pt
Banner Seaside Promo
Instagram AFA
Notícias Relacionadas
Equipas
Categorias
Tags
Facebook
Notícias Mais Lidas