Linha Final: FC Vaguense quer ganhar “a saber ler e escrever”

Não foi à toa que o jornal Eco de Vagos apelidou Paulo Morgado como o “Guardiola vaguense”. O técnico, de 48 anos, apressa-se a apontar às “devidas diferenças”, mas não esconde que se identifica com a ideia que o atual treinador do Manchester City tem para as suas equipas, assente em “muita posse de bola, jogar bem, seguir as regras do jogo e respeitar o adversário”. No fundo, é na “maneira como se atinge o objetivo de vencer” que se definem as equipas, e a do FC Vaguense quer ser reconhecida como uma que seja capaz de “ganhar a saber ler e escrever”.

Tal como Guardiola, Paulo Morgado também foi médio ao longo da carreira de jogador, ainda que também tenha sido utilizado como defesa central e lateral. Nos bancos, vê no técnico espanhol uma fonte de inspiração para construir uma equipa com personalidade, que seja capaz de conciliar um futebol atraente com resultados positivos. “Acredito que a filosofia dele é a indiciada para o clube”, diz, até porque o FC Vaguense não quer ser visto como apenas mais um nas provas da Associação de Futebol de Aveiro (AFA).

“Temos objetivos bem definidos. O principal passa por consolidar a integração dos jovens no futebol sénior”, atira Paulo Morgado, defensor de que, “no futebol distrital, as equipas seniores devem ter como base os seus escalões de formação”, para poderem ser sustentáveis no futuro. “Queremos construir um clube com qualidade, mas para muitos anos”. É por isso que o FC Vaguense aposta firmemente nos jovens da sua ‘cantera’, mas isso não pode ser inibidor de alcançar metas ambiciosas. “Apostamos muito na formação, mas não queremos ficar por aqui. À medida que as épocas vão passando, queremos ajudar à evolução e crescimento da equipa para podermos lutar pela subida de divisão”, assume o técnico.

Paulo Morgado sabe que o caminho escolhido pelo FC Vaguense é “mais longo e mais complicado, mas é o caminho certo”, até porque “gastar muito dinheiro em bons jogadores nem sempre é sinónimo de bons resultados”. Para a terceira época consecutiva ao leme da equipa principal, tantas quantas leva o clube após o regresso às competições seniores da AFA, o técnico espera dar um passo em frente em termos classificativos, após o 11.º lugar obtido nas duas temporadas anteriores.

“Na última época não deu para aferir bem o que conseguiríamos fazer, uma vez que estávamos a entrar numa série de bons resultados” quando o campeonato foi interrompido, aponta o treinador, que se mostra feliz por ver a maior parte do plantel manter-se no clube, ao qual se irão juntar cinco ex-juniores e alguns reforços. “Temos equipa para lutar pelos primeiros lugares, mas todos os clubes dirão o mesmo. Vamos ver”.

Plantel do FC Vaguense:
Guarda-redes: João Ribeiro e Gil;
Defesas: Diogo Martins (ex-júnior), Edu, Simões, Abrantes, Xavier Capitão, Ortiz (ex-júnior) e Ricardo Martins (ex-JuveForce);
Médios: Rafael Morgado (ex-júnior), Paulo Sérgio, Marcelo Trindade e Tiago Pimentel (ex-júnior);
Avançados: Pedro Martins (ex-júnior), João Ribeiro e Sousa.

AD Valonguense aposta na continuidade
Ainda na 2.ª Divisão Distrital, Leo renovou pela ADC Sosense, tal como os defesas Miguel Conceição e Rafael Barreto pelo AC Famalicão. Quanto ao Campeonato SABSEG, Jonas trocou a AD Ovarense pelo CD Estarreja, enquanto Pedro Portal vai continuar a vestir a camisola do FC Cesarense na próxima época.

De uma assentada, a AD Valonguense, recém-promovida à 1.ª Divisão Distrital, anunciou a continuidade de Renato Pinho, Diogo Ferreira, Ricardo Dias, Luís Carrero, Fábio Dias, Alexandre Pinho, Alexandre Nogueira, Daniel Figueiredo, Gonçalo Sousa, Miguel Batista, Jorge Ferreira, Kaká, Pedro Pires, Telmo Lemos, Hugo Sousa, Zamorano, Adriano Silva, Rafael Pinho e André Marques, tendo ainda promovido júnior Lucas Batista ao plantel principal. Quanto ao GD Calvão segurou Bruno Neto por mais uma temporada, enquanto João Cardoso renovou pela Geração RD. No futebol feminino, Rita Rocha e Luciana Sousa renovaram por FC Cortegaça e AC Cucujães, respetivamente.

No que toca ao futsal, o FC Mozelos, que se estreia na próxima época na 2.ª Divisão Nacional, assegurou a continuidade no plantel dos atletas André Gonçalves, Rui, Vilaça, Rocha, Júnior, Luís Cruz, Marinho, Quim Zé e Tiago Silva, tendo ainda anunciado a contratação de Pedrinho (ex-Boavista). Já a ADC Bairros renovou com André Fidalgo, Rafa e Pechelim. Na 2.ª Divisão Distrital de futsal, o Gião contratou Eurico Silva (ex-Lamas Futsal AD) e Diogo Teixeira (ex-Gramidense), enquanto o SC São João de Ver renovou com o capitão Paulinho. Por fim, no futsal feminino, Tatiana Rodrigues continua no GD Gafanha.

26 de Junho de 2020
Rui Santos
ruisantos@afatv.pt
Banner Seaside Promo
Instagram AFA
Notícias Relacionadas
Equipas
Categorias
Tags
Facebook
Notícias Mais Lidas