Linha Final: Consolidar para continuar a crescer são os planos da ARCA para a próxima época

A temporada transata marcou uma inversão de rumo da ARCA no Campeonato Grande Hotel de Luso. Depois de duas temporadas a salvar-se no limite da despromoção, o clube de Aguada de Baixo viveu um ano tranquilo, até à interrupção da prova, marcado por um futsal vibrante, como o comprovam os 74 golos marcados nas 17 jornadas que disputou. “Queremos consolidar parte do projeto que começámos no ano passado”, assume Alexandre Manaia, jovem técnico que não traça metas em termos de classificação.

No fundo, a ARCA olha para a época que se avizinha como mais uma etapa no processo de consolidação daquilo que de bom foi construindo ao longo da temporada transata. “Ficámos satisfeitos com a resposta que o plantel deu e agora, com as ideias mais consolidadas, queremos retirar alguns frutos desse trabalho feito no ano passado”, explica o treinador, que se mantém ao leme da equipa em 2020/2021. Grande parte do plantel também renovou, o que dá um maior conforto a Alexandre Manaia na hora de antever o que aí vem. “Em termos de resultados, vamos tentar fazer um bocado acima do ano passado”, mesmo que, “em termos classificativos, não haja objetivos definidos”.

Detentora do segundo melhor ataque da última edição do Campeonato Grande Hotel de Luso, com 74 golos apontados, e do segundo pior registo defensivo, a ARCA foi uma das equipas mais empolgantes da prova. A consolidação de processos tenderá a equilibrar um pouco a balança, acredita Alexandre Manaia, que sublinha a aposta crescente do clube em atletas formados no clube. “Temos mais de 90% dos jogadores formados na nossa casa. Com a matéria-prima que temos, queremos aproveitar e potenciar a equipa ao máximo”.

A próxima temporada trará um novo modelo competitivo, em virtude dos efeitos que a pandemia de Covid-19 teve na definição das equipas que subiram ao Campeonato Grande Hotel de Luso, do qual ninguém foi despromovido. “À partida iríamos ter de jogar contra todos, mas com este novo modelo isso não será possível”, lembra o treinador, que olha para o novo figurino da prova como “mais um desafio”. “A competitividade será alta. Temos de ser o mais competitivos possível em todos os jogos”, avisa.

Plantel da ARCA:
Guarda-redes: Luís Santos, Daniel Simões e Marcelo Almeida (ex-ADREP, Sub-20);
Fixo: André Pereira, Ventura e Cristiano Silva;
Ala: Leonardo Alves (ex-AD Travassô, Sub-20), Pedro Lemos e Fábio Silva;
Pivot: Flávio Carrinho e Paulo Pina;
Universal: Miguel Matos, Sérgio Novo e Tiago Mota.

Plantel do Oliveira do Bairro SC ganha forma
Adversários da ARCA no Campeonato Grande Hotel de Luso, FC Arouca e GRC Telhadela anunciaram novidades nos respetivos plantéis. Os arouquenses renovaram com Carlitos, enquanto Rui Mortágua se mantém no plantel do GRC Telhadela. A equipa do concelho de Albergaria-a-Velha garantiu ainda o regresso de Joel Marinho e a contratação de João Oliveira, oriundo dos juniores da ADC Bairros.

No Campeonato SABSEG, o Oliveira do Bairro SC segurou João Morais, promoveu o júnior Silva e contratou Boateng (ex-Beira-Mar SC), Serginho e Gil (ambos ex-AA Avanca), Alexandre Leira (ex-Alba SC) e Wilson Fernandes (ex-Condeixa). Couto renovou pelo FC Cesarense, tal como Carlos Fernandes e Filipe Rocha pelo SC Paivense. Quanto a Fiães SC e AA Avanca reforçaram as suas balizas com João Soares (ex-Sousense) e Ivo Eichmann (ex-Leixões SC), respetivamente.

No que toca à 1.ª Divisão Distrital, Matheus Santos vai continuar a vestir a camisola da Geração RD, que anunciou a chegada de Sérgio Alves, guarda-redes que representava o SC Salgueiros. Por seu turno, a JuveForce renovou com o defesa Lucas Rodrigues. Por fim, na 2.ª Divisão Distrital, Francisco Saraiva trocou a LAAC pela ADC Vila Nova de Monsarros, enquanto Michael Fonseca reforça o ataque do AC Famalicão. Já a ADC Sosense renovou com João Figueiredo e recrutou João Marcelino ao FC Vaguense.

Fotografia
Direitos Reservados

30 de Junho de 2020
Rui Santos
ruisantos@afatv.pt
Banner Seaside Promo
Instagram AFA
Notícias Relacionadas
Equipas
Categorias
Tags
Facebook
Notícias Mais Lidas