Leonor Sousa venceu prémio de melhor jogadora de Aveiro em futebol de 7: "Consegui realizar todos os objetivos"

Tem apenas 15 anos, mas sagrou-se, numa só época, campeã distrital de Sub-17 e Sub-19, escalão em que disputou a Liga feminina pelo CD Feirense. Pelo meio, marcou pela seleção nacional Sub-16 e, para rematar com “chave de ouro”, palavras da própria, foi eleita a melhor jogadora de futebol de 7 em futebol feminino na Gala da Associação de Futebol de Aveiro (AFA). “Esta foi a melhor época que tive”, confessa Leonor Sousa, que já recebeu os parabéns da internacional portuguesa e conterrânea Andreia Norton.

2022/2023 foi memorável para Leonor, mesmo que uma lesão a tenha obrigado a falhar a parte inicial da temporada. “Trabalhei imenso”, recorda, e a recompensa desse esforço surgiu em múltiplas conquistas, pessoais e coletivas.

Apesar dos seus 15 anos, a avançado foi integrada na equipa Sub-19 do CD Feirense que disputou a Liga feminina nacional. “Ao jogar com raparigas com 19 anos melhorei bastante. Sinto-me mais motivada e ganho mais força. Ajudou-me muito a evoluir”, explica.

Pelo meio, participou em encontros do campeonato distrital daquele escalão, bem como do de Sub-17, sendo que, em ambos, se sagraria campeã de Aveiro. “Tentei ajudar ao máximo, porque queria que elas fossem campeãs. A equipa sempre me ajudou e integrou-me bem. Estou muito orgulhosa delas”, confessa.

Para dar ainda mais brilho a um ano já de si marcante, Leonor marcou um golo na vitória por 2-0 da seleção nacional Sub-16 frente à Suécia, no torneio de desenvolvimento da UEFA realizado, em maio, em Bragança.

“Consegui realizar todos os objetivos”, diz, entre os quais o de “ser a melhor jogadora da Associação”. “Estou muito contente. Foi muito bom saber que o meu trabalho foi reconhecido”, acrescenta, ela que até pensava que tinha ido à Gala da AFA, em Oliveira do Bairro, apenas para “conviver, porque não estava à espera e não estava com confiança” de sair de lá com o prémio de MVP da temporada. “Fiquei surpresa e muito emocionada. Soube muito bem. Aquela noite foi inesquecível para mim”, confessou.

O prémio, como se vê, dá “muito ânimo” a Leonor Sousa, mas também traz consigo a “responsabilidade” de se “manter bem e evoluir bastante”, acrescenta. Para já, valeu-lhe elogios por parte de Andreia Norton, a sua grande referência na modalidade. “Sou bastante amiga dela, somos as duas do Furadouro. Ela já me deu os parabéns”, refere a jovem.

30 de Junho de 2023
Instagram AFA
Notícias Relacionadas
Equipas
Categorias
Tags
Facebook
Notícias Mais Lidas