JuveForce traz Taça Nacional Promoção para Vagos: "Vai orgulhar o clube e todos os intervenientes"

Se “o que fica para a história são as finais, ganhando-as”, a JuveForce reservou para si um capítulo especial no livro de honra da Taça Nacional Promoção feminina de futebol, ao conquistá-la, em 2024, após derrotar o Lusitano GC, de Évora, na eliminatória decisiva. “Desde o primeiro jogo, a equipa sentia que tinha hipóteses de chegar muito longe” na prova, assegura o seu treinador, Mário Ortiz, que agradece “o apoio de toda a gente” às jogadoras vaguenses ao longo da competição.

Depois de ter falhado “por um ponto” o acesso à fase de promoção da 3.ª Divisão Nacional, “o grupo encarou com grande responsabilidade a Taça Promoção e meteu como objetivo chegar à final e ganhá-la”. Esse foco foi essencial à JuveForce para ser bem-sucedida numa “competição difícil”, em que defrontou “equipas que, pela qualidade que têm, não mereciam ter ficado de fora e poderiam ter tido bons resultados na fase de subida” do terceiro escalão feminino do futebol português.

O emblema de Vagos começou por conquistar a Série F, sem sofrer qualquer derrota. Depois, na fase a eliminar, afastou o Académico de Viseu (3-1) e o CA Cultural (2-1), antes de superar o Moreirense (2-0), nas meias-finais, disputadas a duas mãos. A final, também decidida em dois jogos, opôs a formação aveirense ao Lusitano GC, de Évora. A JuveForce venceu o primeiro jogo, em casa, pela margem mínima (2-1), que foi capaz de aguentar em pleno Alentejo, onde empatou 2-2 e ergueu a Taça Nacional Promoção.

“Há um momento marcante na viagem de regresso. Na primeira paragem que fizemos, senti que as jogadoras estavam a entender a importância do momento e aquilo que tinham conquistado. Foi ali que lhes caiu a ficha, que perceberam que iam a caminho de casa com a taça para festejarem com os adeptos. Foi um momento engraçado e marcante”, recorda Mário Ortiz.

Após uma longa viagem, de mais de 300 quilómetros, a comitiva da JuveForce chegou a Vagos em plena madrugada de segunda-feira, ainda com “bastante gente à espera” para saudar as novas campeãs. Ortiz sente que a conquista da Taça Nacional Promoção “é muito importante” para o projeto do emblema vaguense, também por ajudar a “traduzir em algo palpável, em títulos e finais ganhas, todo o trabalho de uma época”. “Vai, certamente, orgulhar o clube e todos os intervenientes na vitória”, conclui.

Fotografia
JuveForce - Ponte de Vagos

18 de Junho de 2024
Instagram AFA
Notícias Relacionadas
Equipas
Categorias
Tags
Facebook
Notícias Mais Lidas