João Ferreira quer prolongar “entrada com o pé direito” do Famalicão na 2.ª Divisão Distrital

O Famalicão alcançou uma goleada de 8-1 frente ao Beira-Vouga no arranque da Série B da 2.ª Divisão Distrital. João Ferreira, conhecido no futebol como Canteiro, bisou no jogo e assume que a ambição da equipa de Anadia é manter a boa performance do início do campeonato. Na Série A, o Nogueira da Regedoura estreou-se com um triunfo no dérbi com o Caldas de S. Jorge, por 3-0.

João Canteiro foi uma das figuras do Famalicão no triunfo sobre o Beira-Vouga, duas equipas despromovidas na última temporada, admitindo a surpresa pelo resultado alcançado. “Ninguém estava à espera de uma vitória tão folgada por causa das dificuldades que o clube tem vivido nos últimos dois anos. Entrámos com o pé direito e queremos continuar assim porque somos uma equipa jovem e com muita ambição”, sublinha.

O médio de 22 anos, formado no Anadia e que regressou esta época ao Famalicão, depois de uma passagem pelo Ribeira de Azenha, considera que o jogo também foi positivo a nível individual. “Tudo me correu bem na primeira parte e ainda fiz uma assistência na segunda, porque o coletivo também ajudou a que as coisas me saíssem bem”, explica, ele que se diz satisfeito com o regresso ao Famalicão. “Pode ser positivo, porque se trata de um projeto que me aliciou, com pessoas ambiciosas, e que tentam ajudar-nos, não deixando que nos falte nada”, afirma.

João Canteiro, que começou recentemente a exercer a profissão de enfermeiro, quer encontrar um “curativo” para poder “conciliar o trabalho com o futebol”. “Era o que eu queria há muito tempo. Já conseguia conciliar os estudos com o futebol, mas este ano vai ser mais complicado, porque trabalho por turnos”, admite.

No jogo com o Beira-Vouga, além do “bis” de João Canteiro, Maksym e Wanderson marcaram por duas vezes, numa partida em que Rafael Cruz também acertou na baliza do Beira-Vouga, que chegou a estar em vantagem com um golo de João Ferreira.

Ainda na Série B, o Valonguense derrotou o Vaguense em casa por 6-1, que até se colocou em vantagem com um tento de José Pandeirada. Os anfitriões construíram a vitória com os golos de Rafael Oliveira, Raimundo Cainte, Telmo Lemos, Diogo Santos e um “bis” de Alexandre Pinho. Quem também venceu em casa foi a Juveforce, por 4-0, na receção ao Mealhada, com os golos de Guilherme Matos, Carlos Pires e Arthur Pereira, que bisou. Quanto ao Bustos, triunfou na receção ao Sosense, com os golos de Henrique Oliveira, Guilherme Alves e Tiago Reis, enquanto o Rocas do Vouga bateu o Aguinense por 3-2. Depois de Martinho Mendes e Marco Figueiredo bisarem para cada uma das equipas, através de quatro grandes penalidades, André Coutinho desfez a igualdade aos 90 minutos, dando a vitória ao Rocas do Vouga.

A jogar em casa, o Vila Nova de Monsarros bateu o Paredes do Bairro por 2-1, com os tentos de Werick e Carlos Almeida, com Tiago Melo a reduzir para os visitantes na transformação de uma grande penalidade. Numa jornada em que o Águas Boas foi a única equipa a vencer fora de portas (0-1), derrotando o Ribeira de Azenha com um golo de Gilberto, o Carqueijo empatou a um golo na receção ao Santo André. O duelo entre o Bom Sucesso e o Mamarrosa também terminou com uma igualdade, mas a dois golos, com a equipa da casa a colocar em vantagem após os golos de Miguel Nabais e Mário Vieira. Os tentos de Pedro Melo e Tiago Alves permitiram a igualdade do Mamarrosa.


 

Três equipas estreiam-se com vitórias fora de portas na Série A

No arranque da Série A, o Nogueira da Regedoura triunfou no dérbi com o Caldas de S. Jorge por 3-0, com os golos dos visitantes a serem apontados por Bruno Barros, João Ferreira e João Baptista. Resultado idêntico verificou-se na vitória do Mosteirô no reduto do Santiais, com os tentos de Nélson Amaral, Flávio Oliveira e Nuno Paiva, enquanto o Lusitânia de Lourosa B, que se estreou na prova, foi derrotado em casa pelo Real Nogueirense, que marcou por intermédio de Lúcio e Albino.

A jogar em casa, o Válega venceu o dérbi com o Tarei por 3-1, com os golos de Armando, Rodrigo Soares, Ricardo Rendilheiro, com os forasteiros a reduzirem por Gonçalo Silva. Quanto ao estreante Florgrade FC, empatou a dois golos na visita ao Lobão. Pedro Couto adiantou os visitantes, com Hugo Sá a restabelecer a igualdade de grande penalidade. No período de compensação, mais um golo para cada uma das equipas fixou o resultado em 2-2.

O Milheiroense, que também jogou em casa, chegou a ter uma vantagem de quatro golos sobre o S. Martinho, apontados por Luís Mendes, André Vieira, Sérgio Rodrigues e Daniel Maia, mas os forasteiros reduziram por Fábio Rocha e Paulo Monteiro e fixaram o resultado em 4-2. Ainda no domínio das vitórias caseiras, o Fermedo bateu o Relâmpago Nogueirense por 3-1 , com um golo de Gabriel Reis e um “bis” de Mário Carneiro, enquanto o Sanguedo triunfou sobre o Vila Viçosa por 2-0, com os golos de Rui Alves e Mário Alves.

1 de Outubro de 2019
Vítor Hugo Carmo
geral@afatv.pt
Banner Seaside Promo
Instagram AFA
Categorias
Facebook
Notícias Mais Lidas