João Almeida confirma dotes nos penáltis no apuramento do GD São Roque na Taça de Aveiro

O GD São Roque foi a única equipa da 1.ª Divisão Distrital a eliminar um adversário do Campeonato SABSEG na terceira eliminatória da Taça de Aveiro Prof. José Valente Pinho Leão. Um feito para o qual contribuiu de forma decisiva o guarda-redes João Almeida, que se exibiu a um bom nível no tempo regulamentar do duelo com o AC Cucujães (2-2) e ainda defendeu um penálti no desempate final (4-3).

Com muito público nas bancadas do Campo de Jogos do Calvário, em São Roque, para a assistir a um duelo entre clubes vizinhos, os 'canarinhos' até começaram a segunda parte a sofrer um golo, mas foram capazes de dar a volta ao resultado, com tentos de Daniel Familiar e Miguel Marques. O AC Cucujães ainda conseguiu chegar ao 2-2, mas “os penáltis trouxeram mais ânimo à equipa” do GD São Roque, assume João Almeida, um especialista em travar remates sem oposição dos onze metros.

“Costumo defender, já vem da formação. Lá tive essa sorte e vou defendendo uns penáltis. É um pouco o instinto. Às vezes tenho um 'feeling' de que a bola pode ir para um lado. Depois consegue-se sentir os jogadores um bocado intranquilos. Eles acabam por nos dar alguns pontos”, explica o guarda-redes, que admite ter ido para a decisão da eliminatória “sem ideia” do que iria ter pela frente.

O que é certo é que travou uma das tentativas do AC Cucujães, o que conjugado com a eficácia total dos seus companheiros de equipa, valeu o apuramento para os quartos de final da Taça de Aveiro Prof. José Valente Pinho Leão.

Um apuramento que tem maior significado no seu caso, uma vez que, até aqui, tem sido opção na baliza do GD São Roque apenas nos jogos da Taça. “Tenho estado a um bom nível. Já na eliminatória anterior, com o Nogueira da Regedoura, estive bem. À partida, devo ter mais um jogo. É sempre bom. Quando tiver uma oportunidade, tenho de a agarrar”, atira.

João Almeida tem no irmão, Diogo, guarda-redes da AD Ovarense SAD, o seu ídolo, mas quando o tema se centra nos penáltis, aí é ele quem dita as leis. “Na brincadeira, costumo dizer-lhe que, nos penáltis, sou melhor do que ele”, diz, entre sorrisos.

Dupla da 1.ª Divisão resiste na Taça
Para lá do GD São Roque, a LAAC é o restante representante da 1.ª Divisão ainda em prova na Taça de Aveiro Prof. José Valente Pinho Leão. A equipa de Aguada de Baixo afastou o GD Ronda, também nos penáltis (4-1), depois do 2-2 registado no fim do tempo regulamentar.

Pelo caminho ficaram ARC São Vicente Pereira e ACRD Mosteirô, que foram afastados por SC Espinho (2-1) e RD Águeda (1-4), por esta ordem.

Nos restantes jogos, a AD Ovarense SAD superou o SC Bustelo (4-1), com André Martins a bisar, enquanto JuveForce e ADC Lobão venceram SC Alba e AA Avanca, respetivamente, por 2-1. Nota ainda para o triunfo do SC Esmoriz diante do CD Paços de Brandão (1-0).

Fotografia
Grupo Desportivo São Roque

6 de Março de 2025