AfaTV Solverde
Instagram AFA
Início imaculado dá força aos iniciados do Anadia
Os iniciados do Anadia vão embalados na Série C do Campeonato Nacional, a qual lideram com sete triunfos em igual número de jogos. Um início de sonho, apenas acompanhado pelo Sporting na Série E, que dá alento para a luta por uma vaga na terceira fase da competição, um desejo assumido pelo técnico Tiago Pereira, que diz ter em mãos "uma geração bastante forte".

O trajeto começou a ser desenhado há dois anos, ainda no futebol de 7. "Fomos campeões e, no ano passado, já no escalão de iniciados, conseguimos o segundo lugar (na 1.ª Divisão Distrital) a jogar contra atletas mais velhos. Foi um ano excelente", conta o jovem técnico do Anadia, que fez todo o percurso juntamente com a equipa.

"Este ano, com alguns reforços, que vieram ajudar a preencher algumas lacunas que tínhamos, as coisas estão a correr bem", diz, ele que justifica o arranque fulgorante de temporada com "uma pré-época forte, com jogos bem mais fortes do que aqueles que fizemos até agora no campeonato".

Os bons resultados geram confiança num grupo que "trabalha muito bem, que tem qualidade" e que se mantém "
unido em torno do objetivo, que passa por chegar o mais longe possível na prova". Indo ao cerne da questão, ir o mais longe possível no campeonato significa "alcançar a terceira fase"." É o objetivo principal, e não tenho problemas de o dizer", atira Tiago Pereira, que recorda iguais feitos alcançados pelo Gafanha e, precisamente, pelo Anadia, há três anos.

Grandes estão atentos
Tanta vitória seguida faz despertar a atenção dos maiores clubes nacionais, presenças habituais nos desafios da equipa. "
No ano passado, todos os jogos tinham observadores do FC Porto", recorda o técnico do Anadia, que esta época já viu dois jogadores irem prestar provas ao Sporting, e um ao Braga.

"
São coisas que eles gostam e que os motivam para trabalharem mais", sublinha o treinador, que aponta ao "bom ambiente" no seio do grupo e à qualidade da equipa como formas de segurar os jovens craques. "Esta equipa é muito forte, e compara-se a FC Porto e Braga", refere Tiago Pereira, que sabe que a saída dos jogadores será uma inevitabilidade no futuro, até porque, "onde eles vão, dão nas vistas".

Basta analisar os números desta época para o comprovar. Em sete jogos, 28 golos marcados, marca apenas superada por Sporting (41) e Benfica (39), e apenas dois sofridos.

Ruben Marques, com sete tentos apontados, é o artilheiro da equipa, e o central Pedro Alves, que até já marcou por quatro vezes, o único totalista. Já soma 490 minutos. Os reis das assistências são o médio Pedro Sancho e o atacante João Silva, com cinco. Realce, também, para a disciplina. Em sete jornadas, apenas três amarelos e nenhum vermelho.

Os ecos da brilhante campanha do Anadia já chegaram aos responsáveis das seleções nacionais, que presenciaram o mais recente triunfo da equipa, frente ao Tondela (1-0). 

Com os holofotes colocados sob a sua equipa, Tiago Pereira espera que os seus atletas não adormeçam à sombra do que já conquistaram. "
Eles sentem confiança neles próprios e têm qualidade, mas relembro-lhes sempre que, apesar disso, têm que trabalhar constantemente. No jogo em que pensarmos que só por sermos bons ganhamos, vamos perder", avisa.

Fotografia
Direitos Reservados
14 de Outubro de 2016
Rui Santos
ruisantos@afatv.pt
AfaTV Solverde
Instagram AFA