Hugo Sousa inspirado na máquina de fazer golos em que se tornou a UD Mourisquense

Em dezembro, a UD Mourisquense tem-se revelado uma autêntica máquina de fazer golos, na 1.ª Divisão Distrital de futebol. Nos últimos três jogos, a equipa de Mourisca do Vouga marcou por 13 vezes, o que dá uma média superior a quatro por partida, sendo que seis deles foram apontados por Hugo Sousa, que regressou de lesão com a mira calibrada. “Quanto mais golos marcar, melhor”, assume o jogador, ainda que os objetivos para esta temporada sejam, acima de tudo, coletivos.

O mais recente exemplo do momento de inspiração ofensiva que a UD Mourisquense vive deu-se em Vila Nova de Monsarros, onde venceu por 3-4. “O Monsarros é o último classificado (da Zona Sul), mas já tivemos jogos muito mais fáceis do que aquele. Sabíamos que várias equipas tinham-lhe ganho pela margem mínima e que não ia ser fácil, tal como o resultado o comprova. Foi uma vitória 'arrancada a ferros'”, resume Hugo Sousa, autor do segundo golo dos 'pilatos' na partida, a abrir a etapa complementar.

“Ganhámos por um golo, mas marcámos quatro. Não podemos é sofrer três golos”, acrescenta o jogador, que valoriza o facto de, “mesmo jogando mal, a equipa conseguiu dar a volta ao jogo”. O triunfo mantém a UD Mourisquense no pódio de um “campeonato muito renhido”, ao qual os vários dérbis do concelho de Águeda, “muito mexidos”, têm dado outra vivacidade, sente.

A boa fase atual da equipa na 1.ª Divisão surge em resposta a um arranque em falso, marcado por um desaire em Antes. “Abanou-nos muito e criou algum receio para o resto do campeonato. Foi um 'abre olhos', tanto é que nunca mais perdemos, mas temos visto que não são todas as equipas que passam em Antes, clube que também está na luta” pelos primeiros lugares, nota o futebolista.

Melhor marcador da equipa, com oito golos, seis deles apontados nos últimos três jogos, Hugo Sousa vê no registo coletivo o reflexo de uma ideia de jogo positiva, conjugada com a qualidade do plantel. “Tivemos jogos muito bem conseguidos, com um futebol apoiado, como o 'mister' nos pede. O Mourisquense está a ser muito bem falado e isso aumenta a nossa responsabilidade, mas, quando não conseguimos pôr em prática esse futebol, o que tem decidido tem sido a qualidade individual de alguns jogadores”, explica.

Fã de Cristiano Ronaldo, Hugo, fiel de armazém fora dos relvados, confessa que, desde o momento em que o avô, de quem era muito próximo, faleceu, “a ilusão no futebol acabou”. Nessa altura, tinha apenas 20 anos. Aos 32, valoriza o facto de poder “jogar perto de casa, na melhor divisão possível e no clube do coração, o Mourisquense, onde fui formado”. Mais atento aos sinais que o corpo que lhe dá, sobretudo após uma intervenção cirúrgica a um joelho, há três anos, desabafa que “podia ter sido mais feliz no futebol” caso tivesse tido esses cuidados anteriormente.

Comandantes não vacilam
A Zona Sul da 1.ª Divisão Distrital continua pautada pelo equilíbrio, na parte cimeira da tabela. O líder, CD Estarreja, derrotou o Anadia FC SAD B (1-0) e a AD Valonguense, que é segunda classificada, superou o CR Antes (3-1), que acabou ultrapassado pelo SC Fermentelos, que bateu o GD Calvão por 4-2, com um 'bis' de Malhadeiro.

A UD Bustos triunfou pela margem mínima na Mealhada (0-1), tal como a AD Valecambrense, na casa do SC Beira-Mar B (2-3), e a LAAC, na visita ao reduto do FC Pinheirense (2-3).

Quanto à Zona Norte, FC Cesarense, que ganhou em Carregosa (1-3), e GD São Roque, que alcançou um triunfo apertado diante da Geração RD (3-4), mantêm-se colados na primeira posição, somando ambos 21 pontos.

A três de distância surgem a ARC São Vicente Pereira, que levou de vencida a UD Mansores (3-1), e a AD Argoncilhe, que somou um ponto na visita ao SC Paivense (1-1).

Nota ainda para os triunfos de GD Ronda, no estádio da ACRD Mosteirô (2-3), e do RC Nogueirense, por 4-2, na receção ao CD Arrifanense, num jogo em que David Nunes completou um 'hat-trick'.

A nona jornada da 1.ª Divisão Distrital tinha-se iniciado no dia 24 de novembro, quando o Romariz FC venceu a AD Nogueira da Regedoura por 4-1.

Fotografia
UD Mourisquense

19 de Dezembro de 2024
Instagram AFA
Notícias Relacionadas
Jogadores
Equipas
Categorias
Tags
Facebook
Notícias Mais Lidas