Golos de Joni Manafá dão a volta ao mundo e fortalecem as ambições do SC Fermentelos na 1.ª Divisão

E vão três jogos consecutivos a marcar para Joni Manafá na 1.ª Divisão Distrital, que esta época decidiu voltar a Fermentelos com o anseio de ajudar os 'leões da Pateira' a regressar ao Campeonato SABSEG. O irmão, Wilson, campeão nacional pelo FC Porto, é um fã incondicional e não perde uma oportunidade para o incentivar. “Ele disse-me para continuar assim e que está contente comigo”, conta.

Frente à UD Bustos, o jovem avançado, de 21 anos, contribuiu com dois golos para o triunfo do SC Fermentelos, por 4-2, que valeu a aproximação dos 'verde e brancos' ao topo da Zona Sul da 1.ª Divisão, agora a apenas um ponto de distância.

“Vínhamos de um empate, na Mealhada (3-3), e sabíamos que tínhamos que ganhar este jogo para continuarmos colados ao Estarreja e ao Valonguense. Foi um bom jogo da nossa parte”, partilha Joni Manafá, que bisou pela segunda vez consecutiva no campeonato e chegou aos seis golos, isolando-se no comando dos artilheiros da prova.

“É o meu melhor arranque (da carreira). Estou a sentir-me bem com o grupo e com o treinador. Está a correr tudo bem e quero continuar assim”, diz, assegurando que aquilo que o move é “ajudar a equipa a vencer jogos e a fazer golos” para a “levar de volta para o (Campeonato) SABSEG”, de onde caiu na época passada.

Joni Manafá aceitou fazer o mesmo trajeto, ao trocar o Oliveira do Bairro SC pelo SC Fermentelos, um clube especial, que já tinha representado na adolescência. Essa foi uma fase intensa da sua vida, passada entre Portugal e França, onde esteve três anos, na companhia da mãe. “Depois veio o Covid e parei de jogar futebol durante um ano. Depois, regressei a Portugal e fui para o Oliveira do Bairro”, recorda.

Com Cristiano Ronaldo como referência natural, até pela posição que ocupa no terreno de jogo, Joni tem um fã especial a mais de nove mil quilómetros de distância, o irmão Wilson Manafá, que hoje representa os chineses do Shangai Shenhua.

“Falo com ele quase todos os dias, temos uma boa relação. Ele mandou-me mensagem (depois do jogo com a UD Bustos). Disse-me para continuar assim e que está contente comigo”, conta o avançado, que, fora dos relvados, estuda Controlo Numérico Computorizado (CNC). “Surgiu e estou a gostar”, confessa.

Líderes por margem tangencial 
O triunfo do SC Fermentelos frente à UD Bustos deixa os 'leões' a apenas um ponto de distância da primeira posição da Zona Sul, agora partilhada entre AD Valonguense, que venceu o GD Mealhada (1-0), e o CD Estarreja, derrotado, em casa, pela UD Mourisquense (1-3).

Um 'bis' de Mamudo Cá garantiu a vitória, por 2-1, à LAAC, na receção à AD Valecambrense, enquanto o Anadia FC SAD B se estreou a vencer, esta época, frente ao CR Antes (1-0). Já o SC Beira-Mar B derrotou a ADC Vila Nova de Monsarros por 6-2, enquanto FC Pinheirense e GD Calvão empataram 1-1.

Na Zona Norte, a JD Carregosense isolou-se no comando, na sequência do triunfo, por 1-0, frente à ARC São Vicente Pereira. Na segunda posição surge o GD São Roque, que bateu o FC Cesarense por 3-2, com Miguel Marques a bisar. O último lugar do pódio é partilhado entre ACRD Mosteirô e SC Paivense, que empataram a uma bola na quinta jornada da 1.ª Divisão Distrital.

O resultado mais desnivelado da ronda foi alcançado pela AD Argoncilhe, que bateu a Geração RD por 0-5, com Sérgio Bastos a bisar, enquanto o CD Arrifanense ganhou em Romariz por 0-3 e a GD Ronda triunfou na casa da AD Nogueira da Regedoura por 1-4. Por seu turno, o RC Nogueirense ganhou pela primeira vez esta temporada, na receção à UD Mansores (2-0).

Fotografia
SC Fermentelos

14 de Novembro de 2024
Instagram AFA
Notícias Relacionadas
Jogadores
Equipas
Categorias
Tags
Facebook
Notícias Mais Lidas