Geração RD estreia-se a vencer na 1.ª Divisão Distrital: "Foi um momento bem festejado"

Tardou mais do que a equipa imaginaria, mas a primeira vitória da Geração RD na atual edição da 1.ª Divisão Distrital chegou, enfim, à 15.ª jornada da Zona Norte, na receção ao SC Paivense (1-0). “Foi um momento bem festejado”, que abre uma janela de esperança na luta pela manutenção, na segunda metade da época. “Acreditamos nisso perfeitamente. Cada jogo vai ser uma final”, atira o capitão, Zé Dolores.

Já se sabia, à partida, que a temporada da Geração RD seria exigente. Última equipa a ser promovida, por decisão administrativa, decidiu manter a base do plantel que se preparava para disputar a 2.ª Divisão, com uma aposta reiterada em atletas jovens com potencial de crescimento.

O 'choque' com a realidade foi, no entanto, duro, com a equipa do concelho de Santa Maria da Feira a acumular desaires, pese embora a boa réplica dada em várias partidas. “Em diversos jogos, tivemos a possibilidade de pontuar, mas não o conseguimos. Isso acabou por baixar um pouco o ânimo da equipa”, recorda Zé Dolores.

O enguiço foi quebrado no último fim de semana, com um triunfo por 1-0 frente ao SC Paivense. “As coisas não foram muito diferentes, em comparação com os últimos jogos. Ganhou o grupo que se uniu mais e quem foi mais equipa, não a qualidade ou a experiência”, atira o capitão da Geração RD, que fala num “momento bem festejado”. “Era uma coisa que a equipa já esperava há muito tempo. Com os primeiros pontos, neste caso sendo uma vitória, festejámos muito”, acrescenta.

Um triunfo que, “ainda por cima no início da segunda volta, traz mais motivação à equipa”, que ainda não perdeu a esperança em conseguir a manutenção na 1.ª Divisão. “Temos de trabalhar, jogo a jogo, e preocupar-nos só com uma coisa: nós mesmos. Não podemos estar a olhar para a classificação. Temos de dar tudo em qualquer jogo que seja. Cada jogo vai ser uma final”, sublinha o médio.

O jogo com o SC Paivense foi o primeiro após a saída do treinador que iniciou a época, Leonel Castro. O presidente do clube, Rui Dolores, assumiu o comando da equipa e “pediu ao plantel para não desistir e acreditar que tudo é possível”. “Ainda temos hipóteses de nos manter. Para além disso, temos um colega, o Ivan, que, infelizmente, não está a passar pela melhor fase de vida. Isso deu mais motivação à equipa, foi uma força extra”, conta o jovem médio, de 19 anos.

Para além de presidente, e agora treinador, Rui Dolores é também pai de Zé Dolores, uma conjugação de papéis à qual ambos já se habituaram. “O meu pai já foi meu treinador durante muito tempo. Estou no 11.º ano a representar o clube e o único em que não fui treinado por ele foi o anterior. Já estou habituado. Em casa, praticamente não há conversas em relação ao jogo. O que se passa no futebol fica no futebol”, remata o capitão da Geração RD.

GD São Roque sobe ao segundo posto
O triunfo diante do SC Paivense, num jogo decidido com um golo do ucraniano Arkhyp Bets, permitiu à equipa de Travanca somar os primeiros pontos na Zona Norte da 1.ª Divisão Distrital, que é liderada pelo FC Cesarense. O conjunto de Oliveira de Azeméis venceu, na 15.ª jornada, o GD Ronda por 2-0, com golos de Vasco Lima e André Marinho.

No segundo lugar surge, agora, o GD São Roque, que derrotou a UD Mansores (1-0) com um golo de Luís Martins no tempo de compensação e aproveitou o desaire da AD Argoncilhe frente ao CD Arrifanense (2-0).

Num jogo empolgante, a ARC São Vicente Pereira venceu em Nogueira da Regedoura (2-3), enquanto a JD Carregosense ganhou em Romariz (1-2), com um 'bis' de Pedro Silva, e o RC Nogueirense bateu a ACRD Mosteirô (2-0).

Na Zona Sul, o comandante, CD Estarreja, triunfou por 7-0 na receção à ADC Vila Nova de Monsarros, com Óscar Soares a bisar, mantendo os três pontos de avanço para a UD Mourisquense, que ganhou em Calvão por 0-1.

A AD Valonguense venceu na casa do FC Pinheirense por 1-6, numa jornada em que o CR Antes levou de vencida a AD Valecambrense (2-0), a LAAC bateu o GD Mealhada (2-1) e Anadia FC SAD B e UD Bustos empataram a zero.

A 15.ª ronda da 1.ª Divisão Distrital apenas ficará completa no dia 2 de março, quando se jogar o SC Fermentelos – SC Beira-Mar B (15.30 horas).

Fotografia
Direitos Reservados

13 de Fevereiro de 2025