GD Beira-Ria Sub-23 procura juntar bons resultados ao desenvolvimento de jovens atletas

Promover jovens à equipa principal e lutar pela vitória em cada jornada da 2.ª Divisão Distrital são os objetivos pelos quais os Sub-23 do GD Beira-Ria se comprometem a lutar ao longo da temporada 2023/2024. André Graça assume o comando da equipa, não escondendo que gostaria de a ver como uma das surpresas de um campeonato que será competitivo.

Criada esta temporada para “tentar promover miúdos à equipa A”, que compete na 3.ª Divisão Nacional, a formação Sub-23 do GD Beira-Ria está preparada para “participar num campeonato em que as 'raposas velhas' têm sempre alguma vantagem pela experiência e conseguem, nos momentos decisivos, tirar vantagem disso”, aponta André Graça.

O plantel é composto por jovens, “parados há alguns anos, que fizeram parte da formação no clube, mas como não tinham onde jogar deixaram” a modalidade, aos quais se juntam alguns “estudantes universitários” que pretendem continuar a jogar. “O objetivo do grupo passa por, ao longo da época, conseguir melhorar”, sem perder de vista a vertente competitiva. “Queremos tentar lutar, jogo a jogo, pela vitória. Não é andar ali só a tentar evoluir, também queremos ganhar jogos e atrapalhar as contas de quem quer andar a lutar para subir”, garante o técnico.

Em campo, a equipa procurará colocar em prática “algumas ideias da equipa A e, ao mesmo tempo, as nossas próprias ideias de jogo”, explica André Graça, vendo aí um “um meio termo” positivo, com o único propósito de “rentabilizar os jogadores”. “Ambos os treinadores (das equipas A e Sub-23) assentam muito o seu modelo num 3x1 com alguma variabilidade para 4x0. Essa será a base do nosso jogo, importante para, se os miúdos forem à equipa A, não sentirem a diferença”, acrescenta o técnico, que lembra que, já esta época, “muitos (jogadores) têm treinado com a equipa A regularmente e alguns já participaram em jogos”.

Perspetivando a próxima edição da 2.ª Divisão Distrital, André Graça vê na Zona Sul quatro equipas - “ARCA, Travassô, Barrô e Luso” - com algum favoritismo na corrida pelos dois primeiros lugares, que dão acesso à fase subida. “A estabilidade dos plantéis e a experiência de alguns jogadores são importantes, principalmente numa 2.ª Divisão Distrital”, contextualiza, esperando que “haja alguma surpresa e que ela sejamos nós”. “Espero conseguir que a minha equipa chegue perto dessa luta”, completa.

Plantel do GD Beira-Ria Sub-23
Guarda-redes: Pipa (ex-juniores), Luzia (ex-GD Gafanha), André (sem clube) e Fábio (sem clube);
Fixo: Moisés (sem clube) e Tiago Oliveira;
Fixo/Ala: Tiago Avelino (ex-CRECUS);
Ala: Rodrigo Rocha (ex-juniores), Rodrigo Marques (sem clube) e Ruca (ex-juniores);
Ala/Pivot: Almada (ex-juniores), Costa (ex-juniores) e Cuco (ex-CRECUS);
Pivot: JP (ex-juniores).

Fotografia
Direitos Reservados

5 de Outubro de 2023
Instagram AFA
Notícias Relacionadas
Equipas
Categorias
Tags
Facebook
Notícias Mais Lidas