FPF volta a distinguir o trabalho desenvolvido pela AFA

A Associação de Futebol de Aveiro foi distinguida, pela Federação Portuguesa de Futebol, com dois prémios de mérito e excelência, entregues no passado dia 20 de dezembro, na Cidade do Futebol, em Oeiras. A AFA viu reconhecido o seu esforço na melhoria das infraestruturas desportivas dos clubes, para além de organizar o maior número de cursos de treinadores de futebol e futsal. “Estão de parabéns todos os agentes desportivos da AFA, bem como o nosso Gabinete Técnico. São distinções que muito nos orgulham”, refere Arménio Pinho, presidente da AFA.

No caso dos cursos de treinadores a distinção refere-se à quantidade de ações levadas a cabo pela Associação aveirense. Em 2018, arrancaram quatro cursos de Grau I de futebol, um de Grau I de futsal, dois de Grau II de futebol e outros tantos de Grau II de futsal. A estes juntam-se os cursos de que arrancaram no ano passado e que estão em fase de estágio. No total, 400 candidatos, divididos pelas duas fases dos cursos, cumprem a sua formação nas ações promovidas pela AFA.

Quanto ao apoio concedido aos clubes para melhorarem as suas infraestruturas, o papel desempenhado pela instituição que tutela as provas do distrito tem levado ao aumento significativo no número de equipas e de praticantes inscritos na AFA, assim como à criação de condições para a prática das modalidades em locais onde ela ou não existia, ou era feita em condições inadequadas.

Na época passada, a AFA apoiou 15 clubes, de futebol e futsal, com um investimento global superior a 63 mil euros. O valor sobe para mais de 246 mil euros quando se analisa o trabalho desenvolvido nas últimas três temporadas, durante as quais foram construídos mais de 39 novos relvados e melhorados sistemas de iluminação de vários estádios e pavilhões desportivos um pouco por todo o distrito.

“Agradecemos à FPF as distinções, que muito nos orgulham. Temos a noção clara que estamos a trabalhar afincadamente na melhoria do futebol, do futsal e do futebol de praia”, salienta Arménio Pinho, que fala em “números fantásticos de crescimento, em vários níveis”.

“Estas duas distinções são fruto da grande aposta que fazemos, em parceria com os nossos associados, na melhoria de infraestruturas desportivas, bem como na formação de mais treinadores”, prossegue o dirigente, que ressalva o caráter pioneiro do trabalho realizado pela AFA: “Somos únicos a ter um programa de apoio à construção, remodelação e substituição de relvados, e também somos únicos a ter cursos de treinadores nas versões full-time e pós-laboral”.

Os prémios de mérito e excelência são atribuídos pela FPF, e visam reconhecer as ações desenvolvidas pelas diversas associações do país em áreas que vão do desenvolvimento desportivo à responsabilidade social, entre muitas outras. Na sessão de atribuição dos prémios esteve presente o presidente da FPF, Fernando Gomes, acompanhado de toda a restante Direção.

De recordar que, em 2016, a AFA foi distinguida com o prémio de "Dinamismo na Promoção Distrital e Regional”, para o qual contribuiu decisivamente o trabalho desenvolvido pela AFA TV.

Fotografia
Federação Portuguesa de Futebol

21 de Dezembro de 2018
Banner Seaside Promo
Instagram AFA
Notícias Relacionadas
Categorias
Tags
Facebook
Notícias Mais Lidas