Florgrade FC conquista Campeonato de Esperanças da AFA: "Tivemos de ser muito competentes"

Está encontrado o primeiro campeão distrital da temporada 2023/2024. O Florgrade FC conquistou o Campeonato de Esperanças da Associação de Futebol de Aveiro (AFA), prova destinada a atletas Sub-23, a duas jornadas do final da competição. Paulo Almeida, técnico dos 'corticeiros', deixa elogios a uma prova “muito competitiva”, que obrigou a sua equipa a ser “muito competente para conseguir o título”.

O troféu ficou garantido com o triunfo em São Vicente Pereira (1-3), construído com os golos de Guga, Bilé e Jota, aliado ao desaire do então vice-líder, Canedo FC, no reduto da LAAC (2-1). Essa conjugação de resultados deixou a equipa do concelho de Ovar com mais sete pontos do que o novo segundo classificado, ADC Sanguedo (bateu o FC Bom-Sucesso por 1-5), a duas jornadas do fim da competição.

“Vi um campeonato muito competitivo, com muitos talentos individuais e boas equipas, organizadas, que deram muito ênfase à prova. Isso só ajudou a valorizar a nossa prestação. Tivemos de ser muito competentes para conseguir este título”, sublinha Paulo Almeida, treinador do Florgrade FC, que não encontra propriamente um segredo para esta conquista.

“Entrei num clube com uma estrutura forte, tal como é a do Cortegaça, com boas camadas jovens e uma boa equipa sénior. Restava-me fazer a minha 'obrigação', e isso aconteceu fruto de muito trabalho diário”, refere, acreditando que o título poderá ter um “peso muito importante” no desenvolvimento dos seus jovens atletas.

No fundo, a vitória no Campeonato de Esperanças ajudá-los-á a “acreditar no projeto e na tarefa que têm de desenvolver para poderem subir de patamar e se projetarem para uma equipa sénior”, um passo habitualmente difícil de consumar. “A nossa equipa serve de base à principal, que está no Campeonato de Portugal. As assimetrias são grandes, mas queremos reduzi-las”, explica Paulo Almeida, enquanto reforça que a “preocupação única” da estrutura do clube passa por “continuar a formar”. “Desempenhado um bom processo, as vitórias ficam mais perto”, completa.

O técnico, de 47 anos, elogia ainda a aposta da AFA num campeonato dedicado ao escalão Sub-23, importante para uma melhor formação e uma maior retenção de talentos. “Vejo a AFA muito preocupada com isso, tal como outras associações. É muito bom, ainda por cima mantendo sempre uma abertura enorme. Satisfaz-me muito quando as pessoas querem sempre evoluir e inovar”, remata.

Ainda na 12.ª jornada do Campeonato de Esperanças, o CCR Válega derrotou o AC Cucujães por 2-1, com golos de Gonçalo Sanches e João Brandão. Perto do fim, Tiago Gomes reduziu pelo conjunto de Oliveira de Azeméis.

Fotografia
Florgrade FC

15 de Janeiro de 2024
Banner Seaside Promo
Instagram AFA
Notícias Relacionadas
Equipas
Categorias
Tags
Facebook
Notícias Mais Lidas