FC Vaguense decidiu criar equipa feminina nos escalões de base: "Queremos que elas se sintam felizes"

O futebol no feminino continua a fazer o seu caminho de consolidação, em Portugal e em diversos pontos do globo, sendo que uma parte importante desse trabalho dá-se na base de uma pirâmide cada vez mais alargada de jovens jogadoras. O FC Vaguense não quis ficar de fora dessa reforma e, no último verão, decidiu criar uma equipa exclusivamente feminina para competir com os rapazes no escalão de Sub-10. “Queremos que elas se sintam felizes. Nisso, as meninas são muito mais resilientes. Mesmo perdendo, no final do jogo é sempre uma felicidade enorme”, conta o treinador da equipa, Licínio Domingues.

A ideia para a criação do projeto “surgiu do nada”, admite o técnico. Tendo como base as atletas que integravam equipas mistas no clube, criou-se uma equipa totalmente feminina, “num escalão mais abaixo”, para “começar a trabalhar com elas desde a base”. A novidade rapidamente se espalhou pelo concelho de Vagos, o que ajudou no recrutamento de novas jogadoras. “Se não tivéssemos criado o escalão feminino, metade das meninas não estariam cá”, acredita Licínio Domingues, que lidera um plantel composto por 11 atletas, de três escalões etários distintos.

“Os treinos são feitos em equipas mistas, mas há um dia em que é só feminino. Faz parte da evolução”, explica o treinador. A cada fim de semana, as meninas do FC Vaguense dão o seu melhor diante de equipas, na sua maioria, compostas exclusivamente por jogadores masculinos. “É um grande desafio, até para mim, como treinador, porque é uma novidade”, admite Licínio Domingues, que elogia o espírito e a resiliência das suas atletas. “Quem olha para elas agora já nota uma grande evolução. Já começam a compreender o jogo e, tecnicamente, vê-se que evoluíram”, explica, antes de sublinhar: “Para já, não valorizamos muito o resultado, apenas queremos fazer crescer esta equipa”.

Num clube que já chegou a ter uma equipa feminina de futebol, mas numa faixa etária mais adulta, o objetivo passa por “criar mais escalões femininos em idades mais precoces” e “formar e reter as atletas até chegarem à idade do futebol de competição”. “Queremos que o Vaguense seja um dos melhores clubes do concelho em que se pratica o futebol feminino”, remata Licínio Domingues, elogiando o papel do coordenador técnico, Tomás Pereira, na implementação do projeto, e do presidente do clube, Fausto Vide, pela “aceitação e o apoio que deu para o desenvolver”.

Fotografia
FC Vaguense

1 de Janeiro de 2024
Instagram AFA
Notícias Relacionadas
Equipas
Categorias
Tags
Facebook
Notícias Mais Lidas