FC Cortegaça avança para a segunda fase da 3.ª Divisão Nacional feminina de futebol

Com um dos quatro melhores coeficientes de pontos de entre os segundos classificados da toda a primeira fase, o FC Cortegaça junta-se a CJ Salesiano de Arouca e CD Feirense na série de promoção da 3.ª Divisão Nacional feminina de futebol.

O apuramento do clube de Ovar foi carimbado com um triunfo diante do Nespereira (3-0), que lhe permitiu fechar a primeira fase com os mesmos 21 pontos do líder da Série F, o CJ Salesiano de Arouca, com as arouquenses a terem vantagem no confronto direto entre ambos.

Para além do FC Cortegaça, também as Águias Negras de Tabuadelo, o A-Dos-Francos e o Valadares Gaia B garantiram uma vaga na segunda fase da 3.ª Divisão Nacional, incluídos no lote dos melhores segundos classificados da fase inicial.

Na Série G, a JuveForce bateu o NEGE (3-0), com Salomé Rodrigues a bisar, enquanto o CD Feirense, que já havia garantido o primeiro lugar, ganhou na Murtosa (1-9), num jogo em que Rute Silva, Flávia Marinho, Mónica Cavaco e Maria Santos bisaram. Já o AC Cucujães recuperou de uma desvantagem de dois golos para empatar na receção ao Académico de Viseu (2-2), graças ao 'bis' de Cátia Reis.

Os sorteios da segunda fase da 3.ª Divisão Nacional e da Taça Nacional Feminina de Promoção, que reúne as equipas que não atingiram a série de subida, realizam-se esta quinta-feira.

Quanto à Liga BPI, o Clube de Albergaria/Durit subiu à 9.ª posição depois de ter levado de vencida o Famalicão, por 2-1. Andreia Freitas, com um golo apontado ao minuto 86, decidiu o encontro.

No que toca à 2.ª Divisão Nacional, o Lusitânia de Lourosa FC foi derrotado pelo Vitória FC (0-4), em jogo a contar para a fase de manutenção da prova.

Em Sub-19, Luana Barata bisou no triunfo o Clube de Albergaria diante do Marítimo (4-2), para a Liga, enquanto o CD Feirense goleou a EFF Guarda para a Série C da 2.ª Divisão. O grupo é liderado pelo Académico de Viseu, que derrotou o NEGE por 7-1. Nádia Pereira apontou o tento de honra das gafanhenses.

*Este artigo retifica um inicial em que era referido, erradamente, que a JuveForce se tinha apurado para a segunda fase da 3.ª Divisão Nacional feminina de futebol. De facto, a JuveForce foi o quarto segundo classificado da fase inicial com mais pontos somados (23). No entanto, o apuramento dos quatro melhores segundos classificados da primeira fase é feito de acordo com o coeficiente de pontos obtidos (total de pontos conquistados divididos pelo número de jogos efetuados), de forma a colocar em plano de igualdade séries compostas por cinco e seis equipas. Pelo lapso, pedimos desculpa, tanto aos clubes visados como aos utilizadores da AFA TV.

17 de Janeiro de 2024