FC Arouca mantém mais de um ano de invencibilidade em casa com reviravolta na Liga Portugal SABSEG

O FC Arouca conseguiu recuperar de uma desvantagem de um golo nos últimos minutos da partida com o Vizela e assegurou o triunfo por 2-1 na 8.ª jornada da Liga Portugal SABSEG, o que permite à equipa comandada por Armando Evangelista manter o seu registo de invencibilidade em casa, que dura há cerca de um ano e meio. Nos restantes jogos dos clubes aveirenses, o CD Feirense triunfou por 1-0 no reduto do Académico de Viseu e fecha o pódio da prova, enquanto a UD Oliveirense perdeu em Coimbra por 3-0, diante da Académica OAF.

O FC Arouca esteve a perder em casa com o Vizela desde o início da segunda parte, mas a reviravolta no marcador surgiu nos últimos minutos. João Basso restabeleceu a igualdade aos 82 minutos, ao converter uma grande penalidade que castigou falta sobre André Silva, com Adílio a consumar a “cambalhota” já em período de compensação (90+2), ao antecipar-se ao guarda-redes contrário na sequência de um cruzamento de Mateus Quaresma, e a cabecear para o fundo da baliza.

Com este resultado, o FC Arouca alcançou o registo de 18 jogos sem perder em casa em todas as competições oficiais, uma marca que começou a ser construída a 28 de abril de 2019. A última derrota aconteceu num jogo a contar para 31.ª jornada da 2.ª Liga, diante do Paços de Ferreira, da época 2018/2019, estando o técnico Quim Machado ao leme do FC Arouca, que nessa temporada não conseguiu evitar a descida de divisão. Já a equipa da “capital do móvel” acabaria por se sagrar campeã.

Desde então, Henrique Nunes viria a assumir o comando técnico da equipa no Campeonato de Portugal, competição na qual venceu os 13 jogos no seu estádio, mais dois da Taça de Portugal, o que permite ao FC Arouca contabilizar 574 dias sem conhecer o sabor da derrota em casa, pelo menos até ao próximo jogo no Estádio Municipal. Será um teste bem difícil para os pupilos de Armando Evangelista, que defrontarão o Vitória de Guimarães, a 22 de novembro, em duelo da 3.ª eliminatória da Taça de Portugal.

Em todas as competições de âmbito nacional, nenhum clube conseguiu fazer melhor do que o FC Arouca desde 2018, sendo de realçar as prestações do Olhanense e do Real SC, da série D do Campeonato de Portugal, do Canelas 2010, da Série B, que não registaram qualquer derrota em casa na época passada.

A nível europeu, e no que aos clubes dos campeonatos mais proeminentes diz respeito, o Liverpool esteve 532 dias sem perder em Anfield desde 26 de setembro de 2018, numa jornada imaculada que teve início depois de uma derrota por 2-1 diante do Chelsea de Maurizio Sarri, a contar para a Taça da Liga, e que terminaria na época passada, com o desaire em casa por 3-2, num jogo dos oitavos de final da Liga dos Campeões frente ao Atlético de Madrid, que acabou por ser decidido no prolongamento. Foram 42 jogos sem perder para a equipa de Jürgen Klopp.

O FC Arouca bem pode dizer que já ultrapassou os “reds”, mas há uma equipa europeia que, nos últimos anos, conta com 634 dias sem perder em casa. Trata-se do Hammarby, 3.º classificado do campeonato sueco da última temporada, que esteve sem conhecer o sabor da derrota no seu estádio entre os dias 26 de setembro de 2018 e 21 de junho de 2020.

CD Feirense vence e chega à vice-liderança
O CD Feirense venceu em terras de Viriato na 8.ª ronda da Liga Portugal SABSEG, ao derrotar o Académico de Viseu por 1-0, com um golo de Fati, aos 25 minutos, quando o guineense surgiu isolado nas costas da defesa contrária, batendo o guarda-redes Ricardo Janota sem oposição. Com o triunfo, o Feirense ascende à vice-liderança da competição, que é partilhada com a Académica OAF, já que ambas as equipas têm 17 pontos, menos um do que o líder, o Mafra.

Os “estudantes” venceram a UD Oliveirense de Pedro Miguel por 3-0, numa partida em que a formação de Oliveira de Azeméis jogou reduzida a dez unidades a partir dos 39 minutos, após expulsão de Thalis.

Fotografia
FC Arouca

2 de Novembro de 2020
Vítor Hugo Carmo
geral@afatv.pt
Instagram AFA
Notícias Relacionadas
Categorias
Tags
Facebook
Notícias Mais Lidas