AfaTV Solverde
Instagram AFA
Estreia a bisar de Edgar Abreu embala Sporting de Espinho para o playoff

O Sporting de Espinho triunfou no reduto do Gafanha por 4-0, em jogo da 34.ª jornada da Série B do Campeonato de Portugal, garantindo aos 'tigres' o apuramento para o playoff da competição e selando o destino dos gafanhenses, que baixaram ao Campeonato SABSEG. Edgar Abreu marcou os dois primeiros golos, ajudando a desbloquear o jogo. Foi o primeiro 'bis' do médio madeirense no futebol sénior, ele que acredita que o Sporting de Espinho “pode surpreender muita gente” no playoff de promoção à Ledman LigaPro.

O jogador, que iniciou a carreira no Câmara de Lobos, chegou a vestir a camisola do Nacional na Liga NOS, tendo inclusivamente marcado num jogo com o Benfica. Ao recordar esses anos, admite que foi difícil manter-se no ativo depois de terminado o contrato com a formação insular. “Estava numa fase difícil na altura que o contrato terminou. Acabei por ter uma oportunidade de negociar com o Sporting de Espinho quando o campeonato já estava a decorrer”, confessa, ele que teve uma agradável surpresa com a camisola do alvinegra.

“A minha intenção era jogar, e isso tem acontecido no Sporting de Espinho. Tenho ajudado às boas exibições da equipa e fiquei muito surpreendido com os adeptos. Sentem muito amor pelo clube e puxam por nós. Têm sido fundamentais em todos os jogos para que tudo nos saia bem”, explica.

Aos 25 anos, Edgar Abreu sente-se em boa forma, embora admita “que não é normal marcar golos”. Aliás, o médio estreou-se a bisar neste fim de semana, ajudando o Sporting de Espinho a desinibir-se e a construir um triunfo confortável sobre o Gafanha. “Foi importante abrir o marcador e dar tranquilidade à equipa na fase inicial, porque parecíamos estar um pouco nervosos e ansiosos. A equipa começou a jogar mais à vontade e conseguimos dominar o jogo”, sublinha, acrescentando que o clube “pode surpreender muita gente no playoff”. “Até podemos chegar à final, e isso seria fantástico”, refere.

Edgar Abreu gostaria de “voltar a jogar nos campeonatos profissionais” e diz-se “focado naquilo que o Sporting de Espinho pretende”. “Acredito que o clube tem qualidade e condições para subir alguns patamares no futebol. Se isso acontecer enquanto estiver aqui, ficarei ainda mais feliz”, completa.

No triunfo do Sporting de Espinho sobre o Gafanha, os golos de Gustavo Souza e Pedro Pereira deram seguimento ao 'bis' de Edgar Abreu, num jogo que acabou por confirmar a descida da formação da Gafanha da Nazaré à Elite aveirense.

Anadia termina Série C no terceiro lugar
Igualmente na luta pelo apuramento para o playoff de subida estava o Anadia, que venceu o Oleiros (3-1), mas não foi além do terceiro lugar na Série C, já que o segundo classificado, o Vilafranquense, triunfou sobre o Nogueirense (2-1). Os golos do Anadia tiveram a assinatura de Marcelo Santiago, que bisou, sendo que a equipa comandada por Nuno Pedro ainda beneficiou de um autogolo.

Voltando à Série B, o Recreio de Águeda empatou sem golos no reduto do Gondomar, resultado que também se verificou no duelo entre o Cesarense e o Amarante. Já o Lusitânia de Lourosa, que já estava apurado para o playoff de subida, venceu o Paredes pela margem mínima (1-0), com um golo de Yaya Bamba. Quanto à Sanjoanense derrotou o Lusitano de Vildemoinhos por 4-1, com os tentos de Matheus Santos, Ká Semedo e um 'bis' de Caleb Gomina.

Fotografia
Sporting Clube de Espinho

13 de Maio de 2019
Vítor Hugo Carmo
geral@afatv.pt
AfaTV Solverde
Instagram AFA