"Estamos a trabalhar para dar um presente ao Lusitânia de Lourosa"

Em ano de centenário, o Lusitânia de Lourosa FC luta em duas frentes para torná-lo ainda mais memorável. Se a equipa principal de futebol sonha em chegar à Liga 2 SABSEG, a formação B está na corrida por subir ao Campeonato SABSEG, objetivo que saiu reforçado com o triunfo, por 3-2, diante do vice-líder da Zona Norte da 1.ª Divisão, o Relâmpago Nogueirense, na 23.ª jornada.

Rui Faria, o goleador da equipa na prova, sobressaiu com um golo a fechar o primeiro tempo e outro a abrir o segundo, selando a reviravolta que definiu o jogo. “O resultado demonstra o que se passou em campo. Fomos superiores, mas fizemos com que o adversário crescesse na partida e fizesse dois golos. Mas trabalhámos muito e conseguimos dar a volta para o 3-2”, refere o jovem avançado, de 19 anos, que leva já 12 golos no campeonato.

O momento foi “especial”, assume, e por vários motivos. Em primeiro lugar porque “o jogo era importante para a tabela classificativa e, se não ganhássemos, provavelmente tínhamos ficado fora das contas da subida”, explica. Depois, na bancada estava o amigo André Mendes, a quem dedicou os golos, o último dos quais festejado em campo, de forma efusiva, com o irmão gémeo, Bruno, seu companheiro de equipa. “Estamos sempre a trabalhar juntos para nos tornarmos cada vez mais fortes. Ainda quando marquei o segundo golo (frente ao Relâmpago Nogueirense), ele deu-me um grande abraço. Fico feliz”, recorda.

Apesar de trabalhar regularmente com a equipa principal, Rui Faria tem tido na formação B lusitanista os minutos de competição de que necessita para poder evoluir o seu jogo. “Somos uma equipa jovem, mas já trabalhamos juntos desde o ano passado. O que nos torna regulares é a humildade e a ambição em chegar mais longe”, nota, lembrando o “ano especial” que o clube vive, pela celebração do seu centenário. “Estamos a trabalhar para dar um presente ao Lusitânia de Lourosa”, sublinha, apontando a subida ao Campeonato SABSEG como meta a alcançar até ao final da época.

Natural do Porto, Rui fez grande parte da sua formação em clubes daquele distrito, mas foi em Lourosa que conquistou o seu primeiro título nacional, o de campeão da 2.ª Divisão Nacional de Sub-19, na temporada passada. “Ninguém acreditava no Lourosa, mas conseguimos esse título que era muito desejado por todos no grupo. Foi muito especial para mim”, confessa.

Ronda pautada pelo equilíbrio
No topo da Zona Norte continua, isolado, o AC Cucujães, apesar do desaire, por 3-1, em São Vicente Pereira, na 23.ª jornada. Mais perto da zona de promoção ficou também a JD Carregosense, após o triunfo por 2-0 frente ao GD São Roque.

Na luta pela permanência, o FC Macieirense alcançou uma importante vitória diante do SC Paivense (0-1), tal como o CDC Macieira de Cambra na receção à ADC Sanguedo (2-1). AD Nogueira da Regedoura e GD Ronda empataram a duas bolas, enquanto o AD Argoncilhe-CD Arrifanense terminou sem golos.

Quanto à Zona Sul, Pio Júnior bisou no triunfo do líder, SC Vista Alegre, ante a ADCF Santo André (3-0), enquanto a AA Avanca, que segue na segunda posição, derrotou o GD Calvão pela margem mínima (2-1).

AD Valonguense e UD Mourisquense empataram 2-2, num jogo em que a equipa da casa recuperou de uma desvantagem de dois golos, e viram FC Pinheirense e GD Mealhada aproximarem-se na tabela. Os primeiros derrotaram a ADC Vila Nova de Monsarros (2-1), com um 'bis' de Micael Oliveira, e os 'bairradinos' ganharam na Gafanha (0-2).

Com dois golos de César Silva, a AD Valecambrense levou de vencida o CCR Válega (1-2), enquanto a UD Bustos alcançou o triunfo mais expressivo da ronda, ao bater a LAAC por 6-3, com Tiago Reis a bisar na reta final.

Fotografia
Lusitânia de Lourosa FC

18 de Abril de 2024
Instagram AFA
Notícias Relacionadas
Jogadores
Equipas
Categorias
Tags
Facebook
Notícias Mais Lidas