Entidades Formadoras de Aveiro receberam placas de certificação na Casa da Criatividade

A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) e a Associação de Futebol de Aveiro (AFA) juntaram, no dia 22 de janeiro, as Entidades Formadoras do distrito na Casa da Criatividade, em São João da Madeira, para a cerimónia de entrega das placas de certificação. Foi um evento com casa cheia e que contou com a presença de vários autarcas e dirigentes desportivos.

Na época 2022/2023, foram 77 os clubes/entidades da AFA a serem certificados e reconhecidos como centros básicos de formação de futsal e de futebol, representando 85% do total dos clubes do distrito e um aumento de 16% em relação à temporada anterior.

Segundo José Neves Coelho, presidente da AFA, “podemos dizer que há um antes e um depois no futebol português graças ao processo de certificação que a FPF em boa hora implementou”. O dirigente lembrou que “a AFA tem aumentado o número de entidades formadoras, o que demonstra o interesse na certificação”, que considera “de uma importância vital para os clubes, porque através dela dispõem de uma ferramenta organizativa de excelência”.

“Às entidades formadoras que recebem os diplomas, eu diria que, acima de tudo, estamos a celebrar o trabalho fantástico feito pelos clubes, pelas associações e também pelas autarquias, com o acompanhamento que as subcomissões da certificação dão em cada associação distrital”, acrescentou Fernando Gomes, presidente da FPF, sublinhando que, “em 2023/2024, quase atingimos os 100% dos clubes formadores em Portugal (no processo de certificação), mas ainda lá vamos chegar”.

Carlos Miragaia, diretor técnico da AFA, considerou o distrito de Aveiro como “um pilar de desenvolvimento e crescimento do futebol nacional”, enquanto Jorge Sequeira, presidente da Câmara Municipal de São João da Madeira, revelou que a autarquia criou uma “linha de reforço financeiro com os clubes (do município) que têm certificação, porque sabemos que têm despesas acrescidas para a manter”. “Perder a certificação está fora de hipótese e nós aqui estamos a contribuir para que os clubes a mantenham. O desporto é fundamental para a saúde pública, para a formação dos cidadãos em geral e para o crescimento saudável dos jovens. Constitui, para nós, uma prioridade”, completou.

O processo de certificação de entidades formadoras iniciou-se em 2015, tornando-se num fator obrigatório para que os clubes pudessem registar contratos de formação desportiva. De lá para cá, evoluiu para um modelo de qualificação dos processos de formação dos praticantes, bem como da organização desportiva dos clubes.

Para além disso, a certificação como entidade formadora é uma das exigências para os clubes receberem dividendos de transferências de atletas que passaram pela sua formação e poderem participar nos campeonatos nacionais.

Entidades Formadoras 2022/2023
4 estrelas:
UD Oliveirense, Lusitânia de Lourosa FC, SC Beira-Mar, CD Feirense, CD Feirense (futebol feminino) e GRC Dínamo Sanjoanense;

3 estrelas: AD Sanjoanense, FC Arouca/CJ Salesiano de Arouca, SC Espinho, GD Gafanha, RD Águeda, AA Avanca, NEGE, Fiães SC, SC Vista Alegre, CD Arrifanense, AD Valecambrense, FC Vaguense, AC Cucujães, AD Taboeira, UD Mourisquense, CD Estarreja, UD Fermedo, Anadia FC, SC São João de Ver, ARC São Vicente Pereira, CD Paços de Brandão, SC Alba, Clube Estrela Azul, SeverFintas, Arada AC, AD Ovarense, CF União de Lamas, FC Cesarense, Oliveira do Bairro SC, GD Milheiroense, AD Argoncilhe, GD Eixense, JuveForce, Florgrade FC, Canedo FC, NEGE (futebol feminino), Clube de Albergaria, GD Eixense (futebol feminino), FC Azeméis, ACR Saavedra Guedes, ACD Gião, AD Travassô, ACR Vale de Cambra, Clube Albergaria (futsal), SC São João de Ver (futsal feminino) e Novasemente GD (futsal feminino);

2 estrelas: ARC Oliveirinha, CCR Válega, FC Cortegaça, GDR Soutelo, Mosteirô FC, CD Tarei, ADC Lobão, AC Marfoot, SC Beira-Mar (futsal), CRECUS, GCR Ossela e ADREP;

1 estrela: Geração RD, AD Valonguense, CDC Macieira de Cambra, JD Carregosense e Branca Activa SC;

Centro Básico de Formação de Futebol ou Futsal (CBFF): SC Bustelo, FC Pampilhosa, RC Nogueirense, AD Ovarense (futebol feminino), GD Beira-Ria, AC Luso e CCDR Covão do Lobo.

Fotografia
AFA TV

23 de Janeiro de 2024
Instagram AFA
Notícias Relacionadas
Categorias
Tags
Facebook
Notícias Mais Lidas