David Santos continua a fazer golos pelo clube do coração e a dar alegrias ao seu ídolo

Pelo terceiro jogo consecutivo, David Santos contribuiu com golos para vitórias do “clube do coração”, o CDC Macieira de Cambra, na 2.ª Divisão Distrital de futebol. Contra a UD Fermedo (3-0), fê-lo a dobrar, em mais um momento aplaudido pelo seu ídolo de sempre, o seu pai. “Vê-lo feliz, na bancada, é muito gratificante”. Se é, David.

Para o jovem avançado, de 20 anos, poder alegrar quem dedica o seu tempo a vê-lo jogar é um desígnio a tentar cumprir a cada fim de semana. “Ver as pessoas a festejar e poder dar-lhes um momento de felicidade é muito bom”, confessa, enquanto recorda o triunfo que permitiu ao CDC Macieira de Cambra igualar a UD Fermedo no quarto lugar da Zona Norte da 2.ª Divisão.

“É claro que marcar num jogo que se adivinhava competitivo é sempre gratificante”, nota, enquanto recorda um duelo que a equipa de Vale de Cambra soube controlar. “Acabámos por ser mais inteligentes e mais eficazes, porque conseguimos concretizar as oportunidades que criámos. Na segunda parte, soubemos gerir a vantagem”, resume.

Depois de seis jogos consecutivos sem conseguir marcar, David leva quatro golos nos últimos três, uma fase que o próprio tem dificuldade em explicar. “O futebol, tal como a vida, é feito de momentos. Estou num momento positivo, o esforço de conciliar os treinos com a Universidade está a fazer efeito. É para continuar a aproveitar”, assegura.

Quem também vem melhorando com o decorrer da temporada é o CDC Macieira de Cambra, que depois de três derrotas nas primeiras sete jornadas, nunca mais perdeu no campeonato e vai numa série de quatro vitórias seguidas.

“Vínhamos de uma época menos conseguida, mas a confiança foi crescendo. O grupo ficou cada vez mais unido e estamos a colher os frutos que semeámos”, acredita David Santos, feliz por poder representar “o clube do coração” depois de “anos muito bons de aprendizagem e competitividade” nas camadas jovens da UD Oliveirense.

“Em Macieira, consigo perceber que quem joga no distrital gosta mais de futebol porque o faz por amor”, acredita um jovem apologista de “viver o momento”.

A frequentar o curso de Ciências Bioanalíticas, em Coimbra, David tem no pai o seu ídolo. “Nunca chegou ao futebol profissional, mas incutiu-me o gosto pelo desporto”, explica.

Grupo da frente empata-se na Zona Sul
O triunfo por 3-0 permitiu ao CDC Macieira de Cambra igualar a UD Fermedo na quarta posição da Zona Norte da 2.ª Divisão, com 44 pontos, menos quatro do que o FC Macieirense, que consolidou o terceiro posto ao vencer o Caldas de São Jorge SC por 1-2.

O comandante, GD Fajões, bateu o Florgrade FC B por 0-1, enquanto a ADC Sanguedo, que é segunda classificada, derrotou o GD Milheiroense por 3-0.

O CCR Válega foi derrotado pela equipa Sub-23 do NEGE, por 3-1, numa ronda em que CCR Vila Viçosa e CRC Rocas do Vouga Sub-23 não saíram do nulo, o CCR São Martinho venceu a AD Santiais por 0-1 e a ARC São Vicente Pereira Sub-23 bateu o AC Cucujães Sub-23 por 5-1, com um 'bis' de Fradique Valente.

Na Zona Sul, o líder, FC Vaguense, recuperou de uma desvantagem de dois golos diante do CRC Rocas do Vouga (2-2) para salvar um ponto. O mesmo cenário verificou-se no duelo entre RD Águeda Sub-23 e AA Macinhatense, com a equipa da casa a também anular um atraso de dois golos no marcador.

Com um 'bis' de Mateus Silva, o Mamarrosa FC derrotou a AR Aguinense (2-1), numa ronda em que o GD Beira-Vouga venceu a FIDEC (1-0) e a ADCF Santo André triunfou na casa da ADC Sosense por 2-3, com Brian Ellens a bisar.

O resultado mais desnivelado da jornada foi alcançado pela AD Requeixo, que bateu o FC Bom-Sucesso Sub-23 por 7-0, com Rodrigo Brandão e André Conceição a assinarem um 'bis'.

GD Águas Boas e SC Carqueijo empataram a zero, enquanto o encontro que opôs a ADC Sanguedo Sub-23 ao AC Famalicão terminou com o resultado de 2-2. Sérgio Cordeiro apontou os dois golos do conjunto do concelho de Santa Maria da Feira.

Fotografia
CDC Macieira de Cambra

13 de Março de 2025