Cursos de treinador promovidos pela AFA são procurados por formandos de vários pontos do mundo

Com um “plano formativo bastante versátil”, a Associação de Futebol de Aveiro (AFA) vem consolidando o seu papel na formação de novos treinadores, nas modalidades de futebol e de futsal. Os cursos UEFA B e UEFA C são procurados por formandos de diversos países, sublinha Carlos Miragaia, coordenador técnico da AFA, ajudando a catapultar a Associação “para um patamar internacional”.

“Por norma, temos sempre cerca de 300 formandos nos cursos, entre futebol e futsal”, que podem ser frequentados em modelo pós-laboral ou intensivo, explica o responsável. “Ao longo do ano, temos vários cronogramas, o que nos permite ter capacidade para satisfazer as diferentes necessidades e a procura que temos”, pormenoriza, sendo que, na última edição dos cursos UEFA B e UEFA C de futebol e futsal em modelo intensivo estiveram presentes técnicos oriundos de Angola, Austrália, Colômbia, Brasil, Suíça, Luxemburgo, França, Argentina, Canadá e Arábia Saudita, para lá de Portugal.

Carlos Miragaia sublinha que “a grande preocupação da AFA é formar cada vez mais e melhores treinadores”, até porque eles são vistos como “o catalisador do plano de desenvolvimento desportivo” delineado pelo organismo que tutela as competições de futebol, futsal e futebol de praia do distrito de Aveiro.

“Não podemos crescer ao nível da quantidade de clubes, equipas e atletas se não tivermos treinadores para satisfazer essas necessidades. Daí a nossa preocupação em formar cada vez melhor e dotar os treinadores de um conjunto de instrumentos pedagógicos e metodológicos para que possamos todos contribuir para o grande plano de desenvolvimento desportivo da AFA, que é crescer com qualidade”, refere o coordenador técnico da Associação aveirense.

A AFA manterá a aposta formativa nos cursos de treinador, de futebol e futsal, na próxima temporada. Os interessados podem saber mais sobre o tema aqui.

 



Fotografia
Associação de Futebol de Aveiro

27 de Julho de 2023