Cristiano Santos faz tudo pela ACD Azagães: “É sempre especial poder ajudar”

Pela ACD Azagães, Cristiano Santos faz tudo. Foi por ela que deixou o futebol, inicialmente com a intenção de assumir um cargo diretivo, mas que a paixão pela bola o levou a conciliar com o papel de jogador. Um contributo que está longe de ser irrelevante, como os recentes dois golos apontados no triunfo frente ao FC Mozelos (1-6), para o Campeonato Grande Hotel de Luso, o demonstram.

Cristiano confessa que o futsal nem é a modalidade que lhe arrebata o coração. “Jogo porque faço parte da Direção do Azagães. No momento em que foi preciso, desisti do futebol para poder ajudar o clube. Só que o gosto pela bola fala muito alto e tinha de jogar. Voltei ao futsal, onde já tinha estado. Daqui para a frente, não sei o que virá, mas enquanto estiver na Direção, estarei a jogar futsal pelo Azagães”, garante o pivô.

Formado entre JD Carregosense, FC Cesarense e FC Arouca, o antigo avançado ainda fez um ano nos Sub-20 da ACR Vale de Cambra, o restante clube que representou no futsal, para lá, claro, da ACD Azagães. O seu trajeto fê-lo olhar para os craques no futebol como referências, a maior delas Cristiano Ronaldo, para quem “todos devem olhar como um exemplo de trabalho e de dedicação ao que gosta”.

Voltando às 'quadras', a equipa de Carregosa, no concelho de Oliveira de Azeméis, está a fazer uma temporada muito nivelada, que o atual sexto lugar no Campeonato Grande Hotel de Luso ratifica. Ainda assim, “há material para fazer mais”, acredita Cristiano Santos.

“Já o demonstrámos em bastantes jogos, mas temos sido irregulares. O início do campeonato não foi como queríamos e, a partir daí, houve sempre altos e baixos. Queremos ganhar maior consistência, temos equipa para isso”, nota.

Exemplo disso é o recente triunfo, em Mozelos, por 1-6, para o principal escalão do futsal aveirense. “Foi um jogo 'quentinho', tal como gosto. Controlámo-lo desde o início, frente a uma equipa que vem estando bem no campeonato, assim o dita a tabela classificativa. Termos marcado primeiro foi importante”, explica o pivô, que contribuiu com dois golos: “É sempre especial poder ajudar a equipa a chegar aos três pontos”.

O jogo marcou o reencontro entre os dois clubes apenas duas semanas após se terem defrontado para a Taça de Aveiro, duelo que a ACD Azagães também venceu, mas por 8-2. “Já sabíamos o que esperar. Foi quase repetir o que tínhamos feito aí”, nota Cristiano Santos, que define o objetivo para o que resta jogar no campeonato: “Sendo que o primeiro lugar já está um pouco longe, queremos ficar o mais acima possível na tabela”.

Líder amplia vantagem para a concorrência
O líder do Campeonato Grande Hotel de Luso, Lusitânia de Lourosa FC, tornou a vencer, na 12.ª jornada, desta feita na casa do FC Barcouço, por 1-4. Hélder Ferreira bisou pelos lusitanistas, que ampliaram a vantagem para o segundo classificado, CD Arrifanense, que perdeu em Travassô (5-4). Ricardo Souto e Nuno Costa bisaram pelos locais, tal como Pedro Tomásio pelos forasteiros.

Novasemente GD e AJ Fiães empataram 3-3, enquanto a AD Arsenal de Canelas ganhou no pavilhão do CRECUS por 1-5, com Jorge Pinto a marcar dois dos golos do emblema de Estarreja, e a CP Esgueira derrotou a ARCA por 4-3.

Por fim, o GD Gafanha levou a melhor diante do GCR Ossela, por 3-2, no jogo que abriu a ronda. O resultado foi construído durante a primeira parte.

Fotografia
Matthew Pinho

22 de Janeiro de 2025
Instagram AFA
Notícias Relacionadas
Jogadores
Equipas
Categorias
Tags
Facebook
Notícias Mais Lidas