Sub-19 do Clube União 1919 são campeãs interdistritais: "É uma enorme conquista"

O Clube União 1919, da AF Coimbra, celebrou a conquista do Campeonato Interdistrital Sub-19 feminino de futebol, a duas jornadas do fim da prova, na sequência do empate, no último sábado, em Gouveia (1-1). Um feito com “uma importância muito grande”, defende o treinador, José Gonçalves, e que ajuda a consolidar um projeto que se vem afirmando no histórico clube conimbricense.

“É uma enorme conquista, ainda por cima na casa da outra equipa mais forte do grupo, o Gouveia. A nossa equipa consegue ultrapassar as adversidades. Já não é o primeiro jogo em que conseguimos virar o resultado. Temos um grupo muito forte, unido e coeso, focado no mesmo objetivo”, explica o técnico, acrescentando que ainda há “a final da Taça Interdistrital, em Aveiro, e a Supertaça” para atacar até ao final da época.

Nos dez jogos que disputou até aqui, o Clube União 1919 somou nove vitórias e um empate, precisamente no passado fim de semana, detendo o melhor registo ofensivo (47 golos marcados) e defensivo (oito sofridos) da prova.

Uma época de sonho, que se segue a “dois anos difíceis, a jogar contra rapazes, com derrotas pesadas, um ou outro empate e uma vitória”. “Mas elas conseguiram suportar essas dificuldades e, este ano, num campeonato feminino, sentimos que foi uma mais-valia termos competido contra rapazes. Deu-nos uma bagagem muito grande de evolução, que se veio a demonstrar com a conquista deste campeonato”, acrescentou José Gonçalves.

A edição de estreia do Interdistrital de Aveiro, Coimbra, Viseu, Castelo Branco e Guarda “foi muito boa” porque “abrangeu um número elevado de equipas de outras associações, com outra maneira de ver o futebol e jogadoras com muita qualidade”, nota o treinador, entre elogios à organização da competição: “A AFA recebeu-nos muito bem e estamos muito contentes”.

No próximo fim de semana, é esperada uma “festa muito bonita”, no Campo Municipal da Arregaça, na consagração das campeãs interdistritais. “Esperamos que as bancadas estejam cheias para nos apoiarem. É um feito histórico para esta equipa, que já leva três anos. Temos também as Sub-17 no Campeonato Interdistrital de Aveiro e uma equipa Sub-12 a competir no campeonato masculino. Conseguimos reerguer o futebol feminino no União, o que é muito importante para esta zona”, remata José Gonçalves.

Fotografia
Clube União 1919 - Futebol Formação

19 de Fevereiro de 2025