Clube dos Centenários: Associação Desportiva Sanjoanense

Fundada em 25 de fevereiro de 1914, quando São João da Madeira não era ainda uma cidade, a AD Sanjoanense cumpre, este ano, o primeiro centenário de existência.

A AD Sanjoanense foi, desde cedo, uma coletividade eclética, estatuto que preserva nos dias de hoje. No palmarés conta com vários títulos nacionais em modalidades como a natação, o atletismo, o basquetebol, o andebol e o hóquei em patins, na qual conquistou um título europeu, a Taça das Taças, em 1986.

No futebol, foi campeã da 2.ª Divisão Nacional, em 1966, e soma sete títulos na principal divisão aveirense, aos quais junta uma Taça e duas Supertaças de Aveiro. Foi igualmente campeã da 1.ª Divisão Distrital por uma vez, em 1988, e venceu o Campeonato de Aveiro em três ocasiões, entre as décadas de 1930 e 1940.

Atualmente, a equipa principal da AD Sanjoanense disputa a Liga 3, na qual garantiu a manutenção, esta temporada. O clube conta com cerca de 1300 atletas, mais de 400 no futebol, e é certificado pela Federação Portuguesa de Futebol como entidade formadora, tendo obtido a avaliação de 3 estrelas, em 2024.

Fotografia
Associação Desportiva Sanjoanense

7 de Junho de 2024
Banner Seaside Promo
Instagram AFA
Notícias Relacionadas
Equipas
Categorias
Tags
Facebook
Notícias Mais Lidas