Christian subiu no terreno para dar a primeira vitória da época ao Caldas S. Jorge

Christian ainda estranha as suas novas funções em campo, mas as coisas dificilmente poderiam estar-lhe a correr melhor. Lateral esquerdo desde os tempos da formação, o camisola 11 vem sendo adaptado a médio ofensivo nos últimos jogos, e os resultados estão à vista. Em Fermedo, apontou os dois golos que abriram caminho à reviravolta do Caldas de S. Jorge (3-1), que se estreou a vencer na Série A da 2.ª Divisão Distrital. É mais um capítulo de superação na história de um autêntico lutador.

Na visita ao Campo Resumil, a tarefa dos caldenses agudizou-se quando Marco Azevedo adiantou o Fermedo, a meio do primeiro tempo. “Não foi um jogo fácil. Eles até estiveram por cima durante grande parte do jogo, mas nos momentos em que devíamos ser frios, fomos”, recorda Christian, que, em poucos minutos, bisou e deu a volta ao resultado.

“Um deles foi por instinto. Vi a bola no ar, atirei-me e ela foi colocadinha. No outro fiz o meu papel. Apareci isolado e, em frente ao guarda-redes, marquei”, resume este lateral esquerdo adaptado a médio ofensivo, um ajuste posicional pouco habitual no futebol. “Não é normal, mas decidi que não queria jogar mais atrás e o mister concordou. Precisamos é de fazer golos”, diz, ele que ainda se vai habituando às novas funções: “Por vezes ando no campo à procura da minha posição, mas aos poucos, e com os meus colegas a ajudar, estou a chegar lá”.

Os golos dão força a um jovem que esteve perto de um ano parado devido a uma lesão num joelho. Antes, viu-se obrigado a emigrar, contingências de um país incapaz de lhe proporcionar a vida que ambicionava. “Quis estudar, mas cheguei a um ponto em que a vida me obrigou a parar. Completei o 12.º ano e tive de ir para o estrangeiro, porque as coisas não estavam fáceis aqui. Estive em França e na Irlanda a trabalhar numas fábricas”, conta, enquanto recorda momentos duros: “Era trabalho-casa-trabalho. Tinha uns 20 anos e não era essa a vida que queria levar. Decidi voltar”.

Tomou essa decisão há quatro anos e, hoje, é operário de máquinas. No início desta época, foi sensível ao convite do Caldas de S. Jorge e decidiu regressar ao futebol. “Começámos a treinar tarde, não temos o andamento das outras equipas, mas estamos a melhorar e vamos lá chegar”, atira, esperançado numa campanha que deixe a equipa pelo meio da tabela.

Pinheirense e CRAC mantêm liderança
A Série A continua a ser liderada pelo Pinheirense, que venceu o Macieira de Cambra por 2-0, marcaram Adélio Melo e Paulo Correia, este último de penálti. Por seu turno, o Real Nogueirense empatou a uma bola no reduto do Relâmpago Nogueirense. Luís Oliveira adiantou os forasteiros nos minutos iniciais, mas Fábio Fernandes restabeleceu a igualdade de grande penalidade.

No dérbi feirense entre Sanguedo e Geração houve empate a dois golos. José Silva deixou os locais na frente, Rodolfo Jorge e Guilherme Sousa deram a volta no primeiro tempo, mas João Brito voltou a nivelar o resultado aos 80 minutos.

O Rocas do Vouga bateu o Milheiroense (2-0), o Vila Viçosa derrotou o S. Martinho (1-0), e o Tarei desperdiçou uma vantagem de dois golos diante do Santiais (2-2). Quanto ao Nogueira da Regedoura levou a melhor diante do Válega graças ao tento solitário de Óscar Ferreira.

Na Série B, o CRAC segurou a liderança após vencer o dérbi de Vagos com o JuveForce B por 4-1. Pedro Ramos adiantou os visitantes, mas seria ele a iniciar a reviravolta pouco depois, com um autogolo. João Ribeiro, José Galante e Reny Jesus fizeram o resto.

A um ponto de distância segue a LAAC, que bateu o Santo André por 6-2. Rudi Horta bisou, tendo António Lemos, Luís Marques, Koki e João Nogueira igualmente marcado para o conjunto de Aguda de Baixo. Pelos forasteiros, que até estiveram por duas vezes na frente do resultado, marcaram Brian Ferreira e Fábio Carvalho.

O Bustos venceu em Águas Boas por 3-1, com golos de Tiago Reis, que bisou, e Valter Andrade, resultado que se verificou igualmente no Vaguense-Calvão. Rafael Silva, de penálti, e Diogo Mota, por duas vezes, marcaram para o conjunto de Vagos.

Um golo de Tiago Alves permitiu ao Mamarrosa vencer o Monsarros, enquanto o CD Luso bateu o Aguinense por 2-0, marcaram Tiago Amaro e José Silva. Mais folgada foi a vitória do Paredes do Bairro diante do Carqueijo (4-0), com tentos de Tiago Melo, Hugo Coelho, Luís Gonçalves e Serginho, enquanto o Bom-Sucesso ganhou na casa do Valonguense por 2-1. Os golos surgiram perto do fim, primeiro para os locais, por Tiago Soares, que viram os visitantes darem a volta por João Santos e Nuno Silva. Finalmente, o Sosense levou a melhor diante do Ribeira da Azenha por 3-0, marcaram Jorge Pereira, Adilson Copei e João Furão.

Fotografia
Direitos Reservados

19 de Novembro de 2018
Rui Santos
ruisantos@afatv.pt
Banner Seaside Promo
Instagram AFA
Notícias Relacionadas
Equipas
Categorias
Tags
Facebook
Notícias Mais Lidas