Cerca de 300 pessoas celebraram o centenário da Associação de Futebol de Aveiro

A Associação de Futebol de Aveiro (AFA) festejou o seu centenário num jantar comemorativo que juntou, na Sala dos Fornos da Oliva Creative Factory, em São João da Madeira, cerca de 300 convidados. “Todos, juntos, podemos não apenas manter o legado dos últimos 100 anos, mas também construir um futuro para a AFA ainda mais forte”, defendeu o presidente do organismo que tutela as provas de futebol, futsal, futebol de praia e Walking Football no distrito aveirense, José Neves Coelho.

A celebração do centenário da AFA contou, entre outros, com a presença dos presidentes da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) e da Liga Portugal, Fernando Gomes e Pedro Proença, dos antigos presidentes da AFA, Elísio Carneiro, Álvaro Tomaz e Arménio Pinho, para além de Pedro Dias e Emídio Sousa, secretários de estado para o Desporto e o Ambiente, respetivamente, e de José Fontelas Gomes, presidente do Conselho de Arbitragem da FPF.

Estiveram ainda representadas as autarquias de São João da Madeira, Albergaria-a-Velha, Anadia, Aveiro, Castelo de Paiva, Espinho, Estarreja, Ílhavo, Mealhada, Oliveira do Bairro, Ovar, Santa Maria da Feira, Sever do Vouga e Vagos, bem como a maioria dos clubes que militam na AFA e as associações de futebol de Beja, Braga, Bragança, Coimbra, Évora, Algarve, Horta, Leiria, Ponta Delgada, Porto, Santarém, Viana do Castelo, Setúbal e Viseu.

No seu discurso, José Neves Coelho vincou o “marco icónico” que a celebração do centenário da AFA significa. “A inscrição recorde, na época desportiva finda, de 19.589 atletas, cerca de 400 árbitros e a realização semanal de mais de 400 jogos” são “números completamente impensáveis e inimagináveis ao ano de 1924 e apenas alcançáveis hoje devido ao trabalho intrínseco de todos, mas especialmente dos nossos clubes associados”, sublinhou o presidente da associação aveirense.

José Neves Coelho elogiou o papel da FPF na implementação de “dinâmicas de acentuada relevância, que se refletiram diretamente no movimento associativo da nossa associação e dos nossos clubes associados, sob o ponto de vista financeiro e formativo”. Um trabalho que levou a um agradecimento público ao presidente da FPF, Fernando Gomes: “Estamos muito gratos por tudo quanto foi feito pela Associação de Futebol de Aveiro e pelos nossos clubes filiados. Muito obrigado”.

“Nestes 100 anos, a AFA tem sido um pilar fundamental para o desenvolvimento do desporto, não apenas pela promoção e desenvolvimento das nossas competições, mas também, e acima de tudo, por ajudar a formar mulheres e homens e inspirar inúmeras gerações de atletas ao longo de todos estes anos. Hoje, a AFA é uma associação de referência no panorama do desporto em Portugal e orgulha-se de prosseguir o caminho de desenvolvimento do futebol, do futsal e do Walking Football, onde não é descorada a vertente formativa de todos os nossos agentes desportivos”, completou.

Por sua vez, Fernando Gomes elogiou “uma associação que está sempre na linha da frente e que tem seguido o caminho da inovação, o que vai ao encontro do que a FPF sempre preconizou e realizou”, enquanto Pedro Dias salientou que a AFA é a associação que mais treinadores habilita em todo o país, considerando a formação “absolutamente fundamental para o desenvolvimento do desporto”.

O jantar comemorativo fechou um ano de celebração do centenário da AFA, que teve como pontos altos a organização do Torneio Lopes da Silva, em futebol, e da Gala do Centenário, entre outros.

Fotografia
Associação de Futebol de Aveiro

2 de Outubro de 2024
Instagram AFA
Notícias Relacionadas
Categorias
Tags
Facebook
Notícias Mais Lidas