CD Estarreja e SC Fermentelos juntam-se a FC Cesarense e GD São Roque na subida ao Campeonato SABSEG

A 26.ª e última jornada da 1.ª Divisão Distrital foi marcada por emoções intensas, celebrações, despedidas e decisões até aos últimos minutos.

As contas do campeonato estão fechadas e já se conhecem as quatro equipas que carimbaram o passaporte para o Campeonato SABSEG da próxima temporada: CD Estarreja e SC Fermentelos, pela Zona Sul, juntam-se, assim, ao FC Cesarense e ao GD São Roque, da Zona Norte.

Zona Norte: Cesarense confirma domínio, São Roque acompanha
Na Zona Norte, os dois lugares de promoção já estavam definidos à entrada para esta jornada, mas o FC Cesarense, equipa comandada por Diogo Ferreira, quis fechar a época com uma demonstração de força. Em casa, bateu o UD Mansores por 3-0, num jogo que reforçou o estatuto da equipa como uma das grandes forças do campeonato.

O GD São Roque, que também já tinha garantido a subida, perdeu frente ao Paivense, num jogo sem grande pressão competitiva, mas que marcou o fim de uma campanha de sucesso.

Nos restantes jogos, o AD Nogueira da Regedoura venceu por 3-1 o ACRD Mosteirô, enquanto o GD Ronda goleou o Argoncilhe por 4-1. O Real Nogueirense foi a casa do Romariz vencer por 3-1, e o Carregosense fechou a época com um triunfo por 2-0 frente à já despromovida EF Rui Dolores.
No único encontro entre equipas da parte superior da tabela, o Arrifanense perdeu por 2-1 em casa diante do S. Vicente Pereira, que assegura assim o 3.º lugar da série.

No lado mais amargo da tabela, UD Mansores e EF Rui Dolores despedem-se da 1.ª Divisão e descem à 2.ª Divisão Distrital.


Zona Sul: Decisão ao rubro e festa dupla

Já na Zona Sul, tudo ficou decidido nesta última e aguardada jornada. O CD Estarreja, orientado por João Couras, recebeu o AD Valonguense e, com uma vitória sofrida por 3-2, selada apenas aos 84 minutos, garantiu o 1.º lugar do grupo e o regresso ao Campeonato SABSEG, apenas um ano depois da descida. Uma campanha consistente, coroada também com o destaque individual de André Duarte, o melhor marcador da divisão.

O segundo bilhete para a subida foi carimbado pelo SC Fermentelos, que venceu fora o FC Pinheirense por 1-3, num jogo decisivo para ambas as equipas. O triunfo valeu a subida, enquanto o desaire sentenciou a descida do Pinheirense.
Tal como o CD Estarreja, também o SC Fermentelos regressa ao Campeonato SABSEG um ano após a descida, fechando assim um ciclo de recuperação imediada.

Já o GD Calvão, também em situação delicada, não conseguiu evitar a derrota em casa frente ao GD Mealhada, despedindo-se assim da 1.ª Divisão Distrital.

Nos restantes jogos, o UD Mourisquense venceu por 2-0 o AD Valecambrense; o Anadia FC B bateu o Vila Nova de Monsarros por 2-1; o CR Antes fechou a época com um triunfo por 1-0 sobre o UD Bustos; e o LAAC venceu o SC Beira-Mar B por 3-2, num jogo emotivo até ao final.

O título de campeão joga-se a 18 de maio
Com o campeonato encerrado, falta apenas um jogo que promete espetáculo: FC Cesarense vs CD Estarreja, os dois vencedores de cada série, medem forças na grande final que vai determinar o campeão da 1.ª Divisão Distrital.
O encontro está marcado para o próximo dia 18 de maio e promete emoção até ao último apito.

Fotografia


 

12 de Maio de 2025