Campeonatos da 2.ª e da 3.ª Divisão Nacional de futebol feminino regressam em maio

O regresso dos escalões secundários nacionais de futebol feminino, que contam com a participação de várias equipas do distrito de Aveiro, acontece no próximo mês de maio. O modelo competitivo da 2.ª e da 3.ª Divisão Nacional foi revisto pela Federação Portuguesa de Futebol, de forma a ser possível terminar uma época atípica, que se encontra em suspenso desde janeiro, devido à pandemia do novo coronavírus.

Na 2.ª Divisão Nacional, na qual participa o CD Feirense, a primeira fase fecha a 16 maio. A equipa de Santa Maria da Feira tem duas jornadas ainda por disputar na zona norte, mas já sabe que irá discutir a permanência na segunda fase da competição. Nela, vai voltar a defrontar um adversário da zona norte, dependendo da posição em que terminar a fase inicial da prova. A eliminatória será discutida a duas mãos, sendo que descem à 3.ª Divisão Nacional os dois clubes de cada série vencidos neste playoff.

No que toca à 3.ª Divisão Nacional, que conta com oito clubes do distrito de Aveiro espalhados por duas séries, a primeira fase será jogada apenas a uma volta, ao contrário do que estava inicialmente previsto. Apesar de faltar apenas uma jornada para se completar a primeira metade da prova, há ainda vários jogos em atraso para repor.

Apuram-se 16 equipas para a segunda fase, os dois primeiros classificados de cada série e os dois melhores terceiros classificados da fase inicial do campeonato. Os clubes serão divididos por duas séries, norte e sul, cada uma delas composta por oito equipas, que irão jogar entre si três eliminatórias a duas mãos até se encontrar o vencedor de cada série.

Os clubes vencedores da 2.ª eliminatória de cada uma das séries apuram-se para a 2.ª Divisão Nacional, exceto se alguma das equipas em causa for a equipa B de um clube que tenha garantido a permanência naquele escalão ou que tenha sido despromovido da Liga BPI. No caso de alguma das situações anteriores se verificar, apura-se o clube vencido do jogo da 2.ª eliminatória, disputado com a equipa B. Na eventualidade de o clube vencido ser também uma equipa B, será promovido o clube vencido do outro jogo da mesma zona geográfica da 2.ª eliminatória. Se ainda assim o vencido for uma equipa B recorre-se à eliminatória anterior da mesma zona geográfica até que o clube vencido não seja uma equipa B. A final da 3.ª Divisão Nacional juntará os vencedores da série norte e sul, que disputarão o jogo decisivo em campo neutro.

29 de Abril de 2021
Instagram AFA
Notícias Relacionadas
Categorias
Tags
Facebook
Notícias Mais Lidas