Campeonato SABSEG perto do golo 300: Nas últimas cinco épocas, esta é aquela em que mais se festeja

Depois de um complexo período marcado pela pandemia de Covid-19, a temporada 2022/23 é, ainda, de recuperação, mas os sinais de inversão do contexto são claros, até mesmo na produtividade das equipas que militam no Campeonato SABSEG, a divisão maior do futebol em Aveiro. Nas últimas cinco épocas, esta é aquela em que, em média, mais se marca à 10.ª jornada da prova e por esta altura o golo 300 está ao virar da ronda.

Ao todo, já foram festejados 297 tentos na presente época, registo que supera as marcas alcançadas desde o ano desportivo de 2018/2019. Por essa altura, a prova principal do futebol aveirense era jogada em formato de campeonato com série única e composto por 18 equipas, com a realização de nove jogos por jornada. Ora, recorrendo à calculadora, podemos perceber que, com 10 jornadas disputadas, foram marcados 241 golos, os quais, divididos pelos 90 encontros até então realizados, se traduziam numa média de 2.68 golos por jogo.

A temporada seguinte foi aquela em que tudo mudou. A pandemia de Covid-19 chegou a Portugal em março de 2020 e, por isso, os campeonatos não chegaram a terminar, mas à décima ronda, disputada ainda no final de 2019, contavam-se 249 golos festejados, com uma média de 2.77 tentos por cada partida realizada.

E se 2019/2020 foi especial por motivos que ninguém quererá recordar, o ano desportivo seguinte foi também fortemente condicionado pela situação pandémica, obrigando à disputa de Provas Finais que, pela sua especificidade, não se enquadram numa contabilização deste género.

2021/2022 foi já um período de recuperação e também de novo enquadramento competitivo. Com duas séries - Norte e Sul - na primeira fase do Campeonato SABSEG, cada uma delas com 12 equipas, eram também 12 os duelos realizados a cada semana naquela que foi a época com mais golos apontados até à ronda em questão: 307. Ainda assim, tendo em conta os 120 jogos abrangidos por este registo, a média de tentos por jogo foi de 2.56, abaixo da verificada no corrente ano.

Numa altura em que se aproxima mais um fim de semana de futebol em Aveiro, estão confirmados 297 golos nas dez rondas iniciais da prova, ficando a redonda marca dos 300, como se percebe, a apenas três tentos de ser atingida. Ora, com base em novo ajuste do formato competitivo, que reduziu para 20 as equipas em competição e, consequentemente, para 10 os encontros semanais, é possível perceber-se que, ao fim de 100 partidas, a média de golos por jogo é de 2.97, claramente a maior do passado recente.

A título de curiosidade, recorrendo-se às fichas oficias de cada jogo e tendo em conta o momento em que os mesmos ocorreram, o primeiro golo da edição 2022/2023 do Campeonato SABSEG terá sido da autoria de Ricardo Rodrigues, da Florgrade FC - com Mário Costa, do Fiães SC, e Gonçalo Semedo, da AD Ovarense, muito próximos - e o último foi apontado por Gonçalo Semedo, que deu o triunfo à formação de Ovar já na etapa final do duelo diante do SC Alba.

Fotografia: SC Alba

3 de Dezembro de 2022
Banner Seaside Promo
Instagram AFA
Notícias Relacionadas
Categorias
Tags
Facebook
Notícias Mais Lidas