Bonito gesto de fair-play da AD Couto Mineiro marca jogo em Vale de Cambra para a 2.ª Divisão

A 5.ª jornada da segunda fase da 2.ª Divisão Distrital de futsal ficou marcada por um gesto de enorme fair-play protagonizado pela AD Couto Mineiro no jogo com a ACR Vale de Cambra. No final, a equipa de Castelo de Paiva acabou por sair derrotada (4-3), mas o seu treinador, Hugo Ferreira, é claro: “Há valores que se sobrepõem. Se fosse com um atleta nosso, também gostaria que tivessem a mesma atitude”.

O técnico recorda “uma situação normal de jogo”, em que um atleta do emblema paivense, “ao disputar uma bola, encostou num adversário, que torceu o pé”. O lance aconteceu perto do banco da AD Couto Mineiro e Hugo Ferreira percebeu imediatamente que o jogador da ACR Vale de Cambra se tinha magoado, pedindo logo aí que o jogo fosse interrompido. “Ele nem conseguiu jogar mais”, nota.

“Só que, no desenrolar da jogada, a bola foi parar às mãos do meu guarda-redes, que iniciou um contra-ataque e chegámos ao golo do empate”, prossegue. Ato contínuo, o treinador deu sinal aos seus jogadores para “deixarem introduzir a bola” na sua baliza, por sentir que tinha tirado proveito indevido do lance.

“Estávamos a perder e continuámos a perder. O adversário aplaudiu o nosso gesto, mas aquilo que queríamos era, rapidamente, dar a volta ao resultado. Tanto é que só perdemos nos minutos finais”, refere o técnico, que recorda que sentiu os seus atletas “desanimados” no final do encontro. “Mas, com a cabeça mais fria, acho que toda a gente teria tido o mesmo gesto”, defende.

Hugo Ferreira fala de “uma reação espontânea”, ainda que, na AD Couto Mineiro, se preze, “acima de tudo, os valores”. “Trabalhamos com formação e temos de ir nessa direção. Não conseguimos um resultado positivo, se calhar, fruto da atitude que tomei. Deitámos por terra um dos objetivos que tínhamos delineado para esta fase, mas há valores que se sobrepõem em determinadas situações. Só assim é que se deve andar no desporto”, sublinha, antes de concluir: “Não perdemos por causa daquela atitude, nem o fizemos para ter qualquer tipo de protagonismo. Foi apenas um lance em que um colega se magoou”.

Novo líder na fase de subida
Na altura do bonito gesto protagonizado pela AD Couto Mineiro, os paivenses tinham empatado o jogo a dois golos, mas acabaram por 'oferecer' o 3-2 à ACR. No final, os valecambrenses venceram por 4-3, numa partida que ficou decidida a dois minutos do fim com um golo de José Almeida.

O encontro é referente à Série A da Taça Complementar, que é liderada pelo CC Barrô, que bateu a 2.ª classificada, AJ Angeja, por 2-0. Já a AD Casal derrotou o GRC Dínamo Sanjoanense B por 9-6, com André Sousa, André Brito, Hélder Santos e Josué Viana a bisarem pelo conjunto de Castelo de Paiva.

Na Série B, um 'bis' de Diogo Costa permitiu ao SC Silvalde vencer o Always Young (2-0) e, desse modo, segurar a liderança, com um ponto de vantagem para o CCDR Fundo de Vila, que bateu o GD Beira-Ria Sub-23 por 6-2. Já o GCR Telhadela levou a melhor perante a ADRC Ribeira da Azenha, por 7-4, com Micael Faria a marcar por duas vezes.

Quanto à Série C, a PARC B bateu a ADEC Futsal por 6-2, com Rodrigo Oliveira e Francisco Santos a bisar, enquanto o SC Beira-Mar venceu o CAP Alquerubim por 4-1, com um 'bis' de Hugo Gonçalves. O líder, AC Luso, folgou.

Por fim, na fase de subida, o Novasemente GD ascendeu à liderança após derrotar a ARCA por 9-6, numa bela partida de futsal. Pedro Pinho e Nuno Pereira destacaram-se pelos espinhenses, ao bisar. A AD Travassô bateu o Clube de Albergaria, por 5-3, enquanto o GD Gafanha B venceu a ACD Gião, por 3-2.

Fotografia
AD Couto Mineiro

28 de Março de 2024
Instagram AFA
Notícias Relacionadas
Equipas
Categorias
Tags
Facebook
Notícias Mais Lidas