Bola Mágica: Projeto piloto da FPF vai passar por Arouca

O Polo Escolar da freguesia de Rossas, em Arouca, vai receber o projeto "Bola Mágica", iniciativa piloto da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) que visa promover a Atividade Física e Desportiva nas crianças do 1º ciclo do ensino básico. Este é um dos 15 programas de transformação que compõem o Plano Estratégico da FPF para 2030, denominado Futebol2030.

O evento inaugural, que permitiu a apresentação prática do projeto, aconteceu na Cidade do Futebol, em Oeiras, no passado dia 26 de novembro e, pela primeira vez até então, juntou cerca de uma centena de professores de todos os distritos do país afetos às AEC (Atividades de Enriquecimento Curricular) e CAF (Componente de Apoio à Família).

Este projeto piloto que terá base científica, abrangerá todas as Associações Distritais e Regionais do País. Está prevista a dinamização em 24 escolas de Portugal Continental e das Ilhas selecionadas para o piloto, e decorrerá durante 12 semanas, entre 9 de janeiro a 31 de março de 2023.

"Com uma centena de professores de AEC e CAF de todos os distritos do país preparados para dinamizar as sessões do projeto, com o apoio dos pais e com a ajuda próxima das Associações de Futebol, Câmaras Municipais, Agrupamentos de Escolas e restante esfera pública, a partir de dia 9 de janeiro de 2023, iniciar-se-á uma pequena revolução silenciosa na atividade física e desportiva de 24 escolas do país, na qual serão impactadas mais de 1000 crianças do 1º Ciclo", sublinhou Manuel Puerta da Costa, elemento da FPF responsável pela gestão do projeto.

Já o professor Catedrático jubilado Carlos Neto, um dos maiores especialistas mundiais na área da brincadeira e do jogo, e da sua importância para as crianças, aproveitou para destacar algumas ideias sobre a importância do brincar, para que se ponha fim à "pandemia motora" nas idades mais jovens.

Por sua vez, Cláudia Oliveira, vice-presidente da Câmara Municipal de Arouca e responsável pelo pelouro Desportivo e de Lazer, destaca que "o projeto "Bola Mágica" fomenta aquilo que o Município de Arouca tem por prática fazer: trabalhar em rede, em parceria".

"É um desafio da FPF, com o envolvimento da Associação de Futebol de Aveiro, do Agrupamento de Escolas de Arouca, com o apoio do Município. É um projeto que visa, por via do desporto, e do futebol em particular, promover saúde. Por isso, desde o primeiro momento em que soubemos desta possibilidade, foi o Município que se prontificou a fazer parte do projeto. Estamos ansiosos por conhecer os resultados finais da monitorização do projeto e ver o impacto nos nossos jovens", acrescenta.

As parcerias, reforça Cláudia Oliveira, "são sempre importantes" e "só em rede e com o envolvimento de todos podemos desenvolver ações que cheguem a mais pessoas e de forma eficaz".

"Não é a primeira vez que trabalhamos em parceria com a FPF e não será a última. Sabemos da mais-valia das iniciativas da Federação e a Federação também sabe que Arouca está sempre disponível para abraçar novos desafios, em prol dos nossos jovens e da promoção da saúde e bem-estar", conclui.

7 de Dezembro de 2022
Banner Seaside Promo
Instagram AFA
Notícias Relacionadas
Categorias
Tags
Facebook
Notícias Mais Lidas