Aveiro e Viseu deram as mãos pelo futsal com a criação do Campeonato Interdistrital feminino

A primeira edição do Campeonato Interdistrital de futsal feminino, no escalão de Sub-17, está a aproximar-se do final. A prova foi criada após uma parceria entre as associações de futebol de Aveiro e Viseu e tem como objetivo contribuir para a evolução da modalidade. Gafanha, Novasemente e Lusitânia de Lourosa estão em prova e fazem jus ao trabalho que começou a ser desenvolvido na seleção distrital.

André Sapata, membro do gabinete técnico da AFA, revela que o campeonato, cujo início coincidiu com o arranque da época desportiva, “é uma resposta eficaz a algumas lacunas competitivas no panorama feminino nacional e de muitas associações”.

“Este campeonato está orientado no sentido de fazer aumentar o número de praticantes na formação. Só aumentando esse número é que poderemos crescer nos outros escalões. Falámos com Viseu e demos as mãos para criar o campeonato”, refere o dirigente, salientando que “o desafio foi lançado aos clubes para que, no futuro, possa haver mais competição feminina”.

“Temos algumas miúdas, mas elas jogam em contexto masculino até aos juvenis, porque não havia competições orientadas para elas. Três clubes aceitaram o desafio mas, como esse era um número insuficiente, fizemos a parceria com Viseu e criou-se o Interdistrital”, conta o responsável.

André Sapata acredita que “o campeonato traz evolução e reconhecimento ao futsal feminino”, sendo um bom ponto de partida para aparecerem outras equipas no futuro. “Viseu é, esta época, a associação promotora. Na próxima será Aveiro. O objetivo é alternar e continuar este projeto até ao momento em que existam equipas suficientes para se criarem campeonatos internos”, explica o dirigente, assumindo que o feedback dos clubes está a ser positivo. “Nas seleções distritais também trabalhamos com muitas das miúdas que estão na nova competição. Sentimos que há uma melhoria evidente das suas capacidades, sobretudo porque começam a ter mais tempo de jogo”, afirma.

Numa prova que conta com seis clubes participantes, três de cada distrito, e que já leva seis jornadas disputadas, a liderança é partilhada entre o FC Lamego e o Novasemente. Seguem-se o Gafanha e o Lusitânia de Lourosa, no 3.º e 4.º lugar, respetivamente, sendo que os restantes lugares são ocupados por CB Mortágua e Viseu 2001.

10 de Janeiro de 2020
Vítor Hugo Carmo
geral@afatv.pt
Banner Seaside Promo
Instagram AFA
Notícias Relacionadas
Categorias
Tags
Facebook
Notícias Mais Lidas