Atraído pelo desafio, Bernardo Duarte diz ser “especial contribuir para o sucesso” da ADC Vila Nova de Monsarros

Entusiasta por um bom desafio, Bernardo Duarte não demorou em aceitar fazer parte da primeira equipa sénior masculina de futsal da história da ADC Vila Nova de Monsarros, na qual vem dando nas vistas, como o 'hat-trick' na última jornada da 2.ª Divisão Distrital, frente ao AC Luso (6-2), o demonstra. Joga ao lado do irmão Micael, uma das suas referências na modalidade, e espera “chegar o mais alto possível” nas 'quadras'.

Depois de três temporadas no CC Barrô, Bernardo sentiu que tinha chegado a hora de fechar o ciclo. “Não gosto de me acomodar muito. Gosto de novos desafios”, diz. O que lhe foi apresentado pela ADC Vila Nova de Monsarros, na antecâmara da estreia absoluta na 2.ª Divisão de futsal, era “ambicioso” e a forma como foi abordado fê-lo lançar-se sem receios numa nova aventura: “Cativou-me bastante o interesse que demonstraram em ter-me lá. É o desafio certo para esta época”.

Bernardo tem feito por retribuir a aposta. Ainda no último fim de semana, marcou três dos seis golos com que o clube de Anadia derrotou o AC Luso. “É sempre especial estar a contribuir para o sucesso da equipa”, admite o ala/pivô, enquanto recorda um jogo bem conseguido, mesmo com alguns “momentos em que perdemos um bocadinho o norte” pelo meio, que resultaram nos dois golos sofridos. “Mas conseguimos encarreirar outra vez e obter um resultado folgado”, completa.

Sublinhando que “se o clube tiver sucesso, nós, jogadores, também iremos tê-lo”, elogia o “bom grupo, no qual a experiência e a irreverência acabam por se complementar muito bem”, que se está a formar na ADC Vila Nova de Monsarros. “É isso que nos está a guiar neste bom início de campeonato e, se tudo correr bem, nos trará frutos no fim”, acredita.

Aos 26 anos, Bernardo Duarte é Mestre em Ensino de Educação Física, nos ensinos básico e secundário. Foi, aliás, devido ao curso que frequentou em Coimbra que descobriu o futsal. “Fiz a formação toda no futebol, mas quando fui para a Faculdade, o Samuel Pataco, que hoje joga comigo, disse-me que tinha uma proposta do Santa Clara e perguntou-me se queria ir experimentar. Estava a estudar lá, era perto de minha casa, em Coimbra, e abracei esse projeto. Isto foi em 2018 e continuei até hoje no futsal”, recorda o jogador.

Como referências tem João Matos, capitão do Sporting e da seleção nacional, e o seu irmão, Micael Duarte, com quem partilha o balneário na ADC Vila Nova de Monsarros. “Foi muito por ele que abracei esta modalidade”, admite. Para o futuro, espera “atingir o máximo que conseguir, quem sabe nos Nacionais ou então nos distritais”, mantendo sempre “os pés na terra”.

ACD Gião e ACR Vale de Cambra só ganham
A ADC Vila Nova de Monsarros segue na segunda posição da Zona Sul da 2.ª Divisão Distrital, igualada com o AC Luso e o CC Barrô, que venceu em Alquerubim por 1-4, num jogo em que Alexandre Coelho bisou. No comando segue a ADREP, que derrotou o Always Young por 7-1, com Rui Marques e Daniel Manuel a bisarem.

Na Zona Norte, a ACD Gião somou o quarto triunfo consecutivo ao bater o SC São João de Ver por 5-1, com um 'bis' de Gonçalo Dapão. Os gionenses lideram, isolados, a tabela, à frente da AD Couto Mineiro, que perdeu com o SC Silvalde (0-2), e do FC Arouca, que ganhou, em Castelo de Paiva, à AD Casal (1-6). Samuel Oliveira marcou por duas vezes pelos arouquenses.

No que toca à Zona Centro, a ACR Vale de Cambra levou de vencida o GD Gafanha B (5-4) e, com menos um jogo disputado, colou-se aos aveirenses no topo da classificação, somando ambos nove pontos. Com um 'bis' de Hélio Gomes, o Branca Activa SC triunfou em Telhadela (1-2), enquanto o Clube de Albergaria somou os primeiros pontos na prova ao derrotar a AJ Angeja por 3-1.

Fotografia
ADC Vila Nova de Monsarros

30 de Outubro de 2024
Instagram AFA
Notícias Relacionadas
Jogadores
Equipas
Categorias
Tags
Facebook
Notícias Mais Lidas