As quatro equipas de Aveiro que só sabem ganhar nos seus campeonatos

Quatro equipas de Aveiro destacam-se pelo facto de contarem por vitórias todos os jogos disputados na época 2019/2020, sendo que é na cidade de Fiães, no concelho de Santa Maria da Feira, que está mais patente esta apetência pelos triunfos. No futebol feminino, a equipa local está 100% vitoriosa na 2.ª Divisão Nacional. Segue-lhe o exemplo a ADF Fiães, mas na Liga Census, que, depois da conquista daquele campeonato de futsal, na temporada passada, venceu todos os jogos na atual edição da competição, entretanto interrompida. Na formação, também há quem desponte. É o caso das Sub-15 do Clube de Albergaria, que recentemente celebraram o “tri” naquele escalão, sendo que a equipa comandada por Paula Pinho venceu todos os jogos que disputou nos três anos que leva aquele campeonato distrital. No escalão de benjamins B, a JA Rio Meão, um projeto Dragon Force, revelou supremacia relativamente à concorrência.

Fiães SC: Uma equipa equilibrada e com alma



Em Fiães, a equipa feminina passou incólume na Série D da 2.ª Divisão Nacional, com 14 vitórias em igual número de jornadas disputadas. As fianenses mantiveram o ritmo no arranque da segunda fase, ao vencerem o Lusitano de Vildemoinhos e o Gil Vicente, antes da suspensação da prova, devido à pandemia da Covid-19. Para o técnico, Paulo Campino, a motivação tem sido a razão para ter encontrado uma fórmula totalmente vencedora. “O coração também ganha jogos e penso que o sucesso do Fiães passa muito por aí. As jogadoras colocam o pé onde as adversárias não são capazes de o colocar, para além de que esta é uma equipa muito equilibrada. Com excelente defesa e ataque, temos também um meio-campo que trabalha muito. É por isso que a nossa equipa marca muitos golos e sofre poucos, lembrando que também temos uma guarda-redes fantástica, das melhores a nível nacional”, defende o treinador. Paulo Campino encontra a explicação para o percurso completamente vitorioso “no projeto de futuro que foi definido”. “Estávamos na luta pela subida de divisão até as provas serem interrompidas. Temos uma equipa de grande qualidade e, na formação, já estamos a trabalhar para a próxima temporada, com mais jogadoras e um projeto ainda mais forte”, revela.


JA Rio Meão: Supremacia no futebol de 7



A equipa de benjamins B da Juventude Atlética de Rio Meão liderava a Série Premium Norte da competição só com triunfos, dando seguimento ao seu percurso 100% vitorioso na primeira fase. Para Rafael Jesus, treinador e coordenador do futebol juvenil do clube, “a parceria estabelecida com a escola ‘Dragon Force’ do FC Porto” em muito contribuiu para a performance da sua equipa. “Foram implementadas uma forma de trabalho e uma metodologia de treino que seguem as linhas orientadoras do FC Porto, e isso ajuda a que o processo de formação tenha mais qualidade”, destaca o técnico, considerando que “o facto de a equipa ter contado por vitórias todos os jogos disputados se deveu ao nível competitivo que o plantel alcançou”. “Esta equipa apresenta jogadores com qualidades distintas, que os fazem destacar-se e impor-se. É isso que o FC Porto também pretende com este projeto”, assegura.


ADF Fiães: Uma ambição regenerada na quadra



No futsal, a ADF Fiães só conhece o sabor das vitórias na atual edição da Liga Census, ela que já havia conquistado o campeonato na época passada. Para Vasco Silva, treinador da equipa fianense, a maior lição que o plantel retirou da conquista de 2018/2019 foi, precisamente, a de que a ambição deveria manter-se ao mesmo nível. “Vínhamos de uma temporada em que fomos campeões e, no início dos trabalhos para esta época, entendemos que o objetivo principal seria regenerar os níveis de ambição. Isso seria sempre um fator determinante para cada jogo”, explica, reconhecendo o mérito da equipa em entender a mensagem. “Tínhamos de ter a noção de que não éramos os melhores do mundo a cada vitória. No contexto amador, 80% do sucesso é pelo fator mental e 20% pelo físico. Os jogadores já se conhecem muito bem, o que facilita o trabalho em termos de rotinas. Foi isso que manteve os índices competitivos altos”, refere.


Clube de Albergaria: Três anos apenas com vitórias



A equipa feminina Sub-15 do Clube de Albergaria só sabe vencer desde que o campeonato distrital daquele escalão foi criado, há três anos. Paula Pinho comanda um plantel com uma bagagem competitiva que lhe permitiu revalidar o título e acredita que o sucesso advém do trabalho de base. “O Clube de Albergaria começou a apostar na formação ainda antes de haver competição no escalão Sub-15 a nível distrital. Nesse período demos espaço competitivo a essas atletas, mas no escalão Sub-19”, recorda, reforçando a importância da estratégia delineada. “Além disso, temos uma equipa feminina Sub-13 que compete com equipas compostas só por rapazes. O que acontece é que estas atletas ganham traquejo para adquirirem uma competitividade forte, a qual se mantém no escalão Sub-15”, admite.


Lista de equipas invencíveis é extensa
Pelo distrito de Aveiro, algumas das equipas de futebol e de futsal juvenil também se destacaram pela sua invencibilidade nos respetivos escalões, antes do cancelamento das provas, decretado pela Associação de Futebol de Aveiro.

Nos juniores, o Oliveira do Bairro SC liderava a 2.ª Divisão de futebol sem derrotas, enquanto nos juvenis a AA Avanca aguentou a imbatibilidade até quando foi possível jogar. Nos infantis, é a equipa de futebol de 9 do CD Feirense que se evidencia pela sua invencibilidade. Os ‘fogaceiros’ também se destacam nos benjamins A, sem qualquer derrota nas duas fases da competição, feito igualado no mesmo escalão pela UD Bustos, também em duas fases distintas. Nos benjamins B, o RD Águeda tem registo idêntico, enquanto no futsal a equipa de infantis do CC Barrô também não soube o que era perder. 

No que toca a seniores, a Florgrade FC continua invicta na zona norte da 2.ª Divisão Distrital, tal como o Reguenga Palhota no Grupo B da liga do Inatel de Aveiro. A nível nacional, os juniores do Anadia FC, que lutavam pela subida à 1.ª Divisão Nacional, mantiveram um registo limpo de derrrotas até ao cancelamento da 2.ª Divisão, decidido pela Federação Portuguesa de Futebol

Fotografia
Direitos Reservados

2 de Abril de 2020
Vítor Hugo Carmo
geral@afatv.pt
Banner Seaside Promo
Instagram AFA
Notícias Relacionadas
Categorias
Tags
Facebook
Notícias Mais Lidas