Antevisão e análise ao Campeonato SABSEG por José Alexandre Silva

Quando, a seis jornadas do fim, se discute se será esta quinta-feira que o Beira-Mar vai comemorar o regresso às provas nacionais, está tudo dito quanto à prova excecional que a equipa (muito bem) orientada por Cajó tem vindo a realizar no Campeonato SABSEG.

É que, apesar de toda a valia do plantel aveirense, a vitória no último jogo, frente ao Alba, de virada, não foi caso único este ano, o que demonstra, e de que forma, que a alma aurinegra ultrapassa os limites de Almeida. Com 73 pontos conquistados, a superioridade tem sido incontestável, tanto na primeira volta, com 45 pontos, como na segunda, na qual já leva 28. Por isso, depende de si mesmo para subir já no próximo jogo, em Carregosa, um terreno difícil.

No jogo grande da jornada, a vitória do São João de Ver frente ao União de Lamas, com um golo marcado no dealbar do encontro, mantém a equipa de Ricardo Maia na perseguição do objetivo mínimo para este ano, o segundo lugar, pertença do Bustelo, que recebeu e venceu o Alvarenga, por 2-1. Os “malapeiros” são, nesta altura, a segunda melhor equipa da segunda volta, com 24 pontos conquistados, mais sete que o Bustelo e oito que o adversário da jornada passada, que, com apenas 16 pontos somados, caiu para quinto lugar e com hipóteses remotas de chegar à vice-liderança.

O destaque
Nesta semana, encontro nesta análise dois destaques. Um positivo, ainda que repetido, e um negativo. O positivo é o Esmoriz. Se olharmos para o que se perspetivava no início da época, com a mudança de treinador e de paradigma, a expetativa era que a formação da “Barrinha” conseguisse a manutenção, mas não que deslumbrasse. Só que a equipa de Sérgio Machado contrariou todas as previsões e, depois de um período normal de adaptação, tem feito uma segunda volta excecional, estando em terceiro neste período, com 23 pontos conquistados, logo atrás de Beira-Mar e de São João de Ver.

O destaque negativo é, naturalmente, o Mourisquense. Já se sabia que teria sempre muitas dificuldades nesta prova, pois o plantel era maioritariamente o mesmo da divisão inferior e o orçamento não estica. Mas fazer zero pontos, sim zero, nos onze jogos desta segunda volta é muito mau. Mais que a descida, importa perceber que passos deverão ser dados para que a recuperação anímica e desportiva seja uma realidade no futuro.

A antevisão
Na próxima jornada muito se vai jogar. A subida do Beira-Mar é uma questão de detalhe. A equipa aveirense vai jogar a Carregosa, contra uma equipa superiormente orientada pelo mister Carlos Manuel, a qual está em quinto lugar na segunda volta, com 20 pontos conquistados. Diz muito do trabalho feito por um dos mais experientes treinadores aveirenses.

Se o Beira-Mar ganhar sobe, mas se não ganhar só precisa que o Bustelo não o faça na deslocação à Pampilhosa, o que não será totalmente de estranhar. A luta pelo segundo lugar estará, por isso, ao rubro, até porque o São João de Ver desloca-se a Esmoriz! Tudo é possível nesta altura.

Na corrida pela manutenção os destaques vão para a receção do Macieirense, ainda na luta, ao "lanterna vermelha" Mourisquense, para a necessidade de ganhar do Estarreja que joga em casa frente ao Paivense e para a obrigatoriedade do Mansores em conquistar os três pontos na visita ao terreno do Alvarenga. Se o fizer, faz apenas um ponto a menos do que já ganhou esta segunda volta, o que explica o facto de estar a lutar pela manutenção, quando na viragem do campeonato tinha 26 pontos.

24 de Abril de 2019
Banner Seaside Promo
Instagram AFA
Notícias Relacionadas
Categorias
Tags
Facebook
Notícias Mais Lidas