Antevisão e análise ao Campeonato SABSEG por José Alexandre Silva

A jornada
Dois golos marcados nos últimos dez minutos deram a vitória ao Beira-Mar na receção ao Pampilhosa. A reviravolta concluída por Rodrigo e Vando, em resposta ao golo inaugural de Lima logo no primeiro minuto da partida, deu os 3 pontos aos aurinegros que, dessa forma, aproveitaram o deslize do Bustelo, em Castelo de Paiva, para aumentar a vantagem para o segundo classificado. O União de Lamas, num momento de qualidade, venceu em Estarreja e ultrapassou os “ferroviários” na classificação, estando agora no derradeiro lugar do pódio, a dez pontos dos aveirenses.

Nos dois confrontos que colocavam frente-a-frente formações que lutam pela manutenção, Vista Alegre, vitorioso na Mourisca do Vouga, e Alvarenga, que ganhou em Carregosa, foram os principais beneficiados na 19.ª jornada do campeonato SABSEG. Não só conquistaram os pontos em disputa como o fizeram fora de portas, contra adversários diretos.

O destaque
O primeiro destaque é individual e vai para Vando, que marcou o golo, ao minuto 89, da vitória do Beira-Mar frente ao Pampilhosa, quando a divisão de pontos era o resultado mais esperado. Isto porque o avançado teve uma “travessia no deserto” durante os primeiros meses da prova, devido a um problema originado após uma operação realizada no final da época passada. Foi um azar que colocou em causa muita coisa, mas não a perseverança do atleta que, aos poucos, começa a jogar e que, no domingo passado, teve o prémio por nunca ter desistido.

O segundo destaque é coletivo ainda que tenha, pelo meio, duas chamadas de atenção individuais. O Vista Alegre conseguiu nos últimos cinco jogos, contando com a jornada em atraso com o Beira-Mar, em Aveiro, oito pontos sob o comando técnico de Rui Valente. Duas vitórias, dois empates e uma derrota fizeram com que a formação do concelho de Ílhavo largasse a "lanterna vermelha" e começasse a sonhar com a possibilidade de lutar pela manutenção. Mérito de todo o grupo de trabalho, é certo, mas com o cunho pessoal de Rui Valente e com a ajuda preciosa dos golos de Danilo Andrade.

A antevisão
Numa jornada em que os candidatos têm, à partida, uma missão teoricamente tranquila, gostaria de chamar a atenção, ainda assim, para dois jogos em que confiança a mais pode ser armadilha: A deslocação do Beira-Mar ao motivado vizinho Vista Alegre e a receção do União de Lamas à jovem e despreocupada formação do Avanca. Espera-se que as equipas superiormente lideradas por Cajó e Ricardo Suíço saiam vencedoras, mas “cautelas e caldos de galinha” nunca fizeram mal a ninguém pois, se facilitarem, podem ser surpreendidos.

Por último, outro dérbi chama a atenção. O Mansores a receber o Paivense. As duas equipas jogam bem, têm qualidade e prometem emoção num confronto em que a equipa de Vasco Coelho vai colocar à prova a reforçada equipa orientada por António Correia. Não tenho dúvidas de que será um espetáculo a ter em conta.

8 de Fevereiro de 2019
Banner Seaside Promo
Instagram AFA
Notícias Relacionadas
Categorias
Tags
Facebook
Notícias Mais Lidas