Antevisão e análise à 1.ª Divisão Distrital por José Alexandre Silva

A jornada

A 14ª jornada da Primeira Divisão trouxe-nos um domingo limpo para todos os candidatos à subida de divisão. São Vicente Pereira, Ovarense, Cucujães e Mealhada venceram, com maior ou menor dificuldade, os seus confrontos. Como tal, duas foram as equipas que saíram particularmente vencedoras desta jornada, o Antes, que ganhou ao surpreendente Argoncilhe, e o Mosteirô F.C. que na luta pela manutenção, superiorizou-se ao Juveforce pela margem mínima. Não saiu da linha de água, mas encurtou distâncias!

O destaque

Em modo balanço do ano 2018 (ainda que a época ainda não tenha chegado a meio) queria destacar duas equipas ou, neste caso, dois projetos bem sustentados e fundamentados o que, nos dias que correm, tende a ser estranho. Em primeiro lugar o São Vicente Pereira, num campo que me traz sempre boas memórias. O trabalho não é de hoje, tem alguns anos, mas esta época sente-se que o sucesso será uma questão de curto prazo e que a subida só não acontecerá por muito azar.

Depois o Argoncilhe a quem não é alheio, certamente, a qualidade de Mickael Amaral, ancorado num projeto sério e credível do clube. Não é, também, à toa, o trabalho feito na formação, com a equipa de Juniores no top10 da Primeira distrital a preparar mais jogadores para um futuro que se prevê otimista.

A antevisão

O confronto entre o Canedo e o Cucujães será, sem dúvida, um bom programa para o primeiro fim-de-semana de 2019. A formação da casa quererá iniciar o ano a ganhar para manter a esperança de entrar na luta pela subida, mas a equipa do Couto já mostrou estar à altura dos jogos “grandes”.

No despique pela manutenção o Oiã e o Paços de Brandão, ambos com 16 pontos, medem forças no campo da Marinha, e o Beira-Vouga tem na receção ao Juveforce um teste duro, que vai indicar o caminho do clube a médio prazo. Uma vitória pode encurtar distâncias para o primeiro clube acima da linha de águia e puxar a equipa de Ponte de Vagos para a luta. É um jogo fundamental para as duas formações.

4 de Janeiro de 2019
Banner Seaside Promo
Instagram AFA
Categorias
Facebook
Notícias Mais Lidas