AfaTV Solverde
Instagram AFA
Anadia FC vence SC Beira-Mar e assume a liderança isolada da Série D do Campeonato de Portugal

Um golo de Fausto Lourenço deu a vitória ao Anadia FC diante do SC Beira-Mar, por 1-0, em jogo em atraso da 10.ª jornada da Série D do Campeonato de Portugal, um triunfo que permite à equipa de Miguel Valença ascender à liderança da competição. Num confronto entre equipas que se igualam no melhor registo defensivo da sua série, o Anadia FC foi mais eficaz, com Fausto Lourenço a marcar pelo terceiro jogo consecutivo.

Ambas as equipas chegaram ao duelo disputado no Estádio Municipal de Aveiro com apenas cinco golos sofridos, sendo que também se tratou do terceiro jogo em apenas sete dias para Anadia FC e SC Beira-Mar na Série D. Com menos jogos, e depois de uma paragem de um mês e meio que terminou no jogo com a AD Sanjoanense, os pupilos de Ricardo Sousa procuravam o regresso às vitórias após o empate sem golos frente à formação de São João da Madeira.

O SC Beira-Mar teve um início prometedor, importunando a baliza de Manuel Gama com remates de Zé Pedro e Diogo Tavares, mas foi o Anadia FC quem chegou à vantagem num lance conduzido por Tiago Melo, que da direita cruzou com conta, peso e medida para a cabeça de Fausto Lourenço, que cabeceou com eficácia para o fundo da baliza, aos 18 minutos.

Os anfitriões sentiram dificuldades para chegarem à área adversária devido à pressão exercida pelo Anadia FC na saída da bola da defesa para o ataque, e quando se pensava que as transições da equipa de Ricardo Sousa não funcionariam, a reação foi imediata. O guarda-redes Manuel Gama acabou por ser a figura dos visitantes na primeira parte, evitando o golo após um ressalto traiçoeiro na sequência de um canto, e aos 23 minutos teve uma saída aos pés de Leandro Vieira, que isolado rematou muito por cima da baliza.

Após alguma insistência dos “aurinegros”, foi o Anadia FC quem esteve mais perto de marcar, numa jogada concluída por Leandro Borges, que ao segundo poste e com a baliza à sua mercê rematou por cima da trave, aos 33 minutos.

Na segunda parte foi evidente a vontade dos anfitriões em anularem o prejuízo, mas o Anadia FC aproximou linhas na sua zona defensiva, sem as baixar em demasia até à sua área, algo que continuou a dificultar as transições do SC Beira-Mar.

Apesar da segurança defensiva do Anadia FC, Diogo Tavares ainda teve a oportunidade para rematar com algum perigo aos 52 minutos, mas o guarda-redes Manuel Gama tinha o lance controlado.

Num jogo que também foi de reencontros, já que o avançado Cícero entrou no Anadia FC para ajudar a segurar a vantagem de um golo perante a sua anterior equipa, o SC Beira-Mar ainda teve a crença de que poderia chegar ao empate, mas as ameaças de Douglas Paula e de Pedro Aparício - com remates inofensivos nos últimos 20 minutos - não foram suficientes para anular a diferença no marcador.

Fotografia
Anadia FC

3 de Fevereiro de 2021
AfaTV Solverde
Instagram AFA