Amílcar Cruz sobre o regresso às vitórias do GD Gafanha: "O segredo foi acreditar que era possível"

Da persistência e da organização tática nasceu a primeira vitória forasteira do GD Gafanha na atual edição do Campeonato Grande Hotel de Luso. Amílcar Cruz, de alcunha Micau, destacou-se com um 'bis' em Barcouço, ele que descobriu o futsal há pouco tempo, mas sonha chegar bem longe na modalidade.

Depois de ter vencido na jornada inaugural, o GD Gafanha entrou numa fase simétrica de resultados menos desejados, que abriu com três empates consecutivos e fechou com igual número de desaires seguidos. Ao sétimo jogo, chegou a bonança, com o triunfo, por 4-5, no pavilhão do FC Barcouço. “O segredo foi acreditar que era possível e fazer aquilo que o mister pediu”, explica Amílcar Cruz, que desvenda um pouco da estratégia para o sucesso: “Procurámos evitar a saída de bola deles desde trás. Depois, tivemos uma atitude bastante positiva”.

O universal, de 21 anos, marcou dois dos golos gafanhenses na Mealhada, o que lhe dá “um sentimento especial”, ainda que prefira destacar a vitória alcançada “porque a equipa estava a precisar”. Sobre o mau momento por que o GD Gafanha passou, no que toca a resultados, explica-se, “principalmente, pela falta de sorte e consistência, porque temos vindo a fazer bons jogos”, diz Amílcar, também conhecido por Micau, tal como a maioria das pessoas com o seu nome em Cabo Verde, de onde é natural.

Quando atingiu a maioridade, viajou para Portugal para prosseguir os estudos. Hoje, frequenta o curso de Línguas e Estudos Editoriais, que concilia com o futsal, modalidade que descobriu no ano passado. “Em Cabo Verde, jogava futebol, no Paulense Desportivo Clube. Era ala esquerdo, às vezes avançado”, conta, admitindo que “a transição (para o futsal) foi bastante difícil, em termos táticos”. “A defender, por exemplo, tive dificuldades para aprender a fechar o campo e conhecer os três corredores”, pormenoriza. Fã dos internacionais portugueses Zicky Té e Pany Varela, confessa que “gostava de chegar à 1.ª Divisão Nacional”. Sonhar é o primeiro passo.

Campeonato tem um novo líder
O Campeonato Grande Hotel de Luso tem um novo líder, o Lusitânia de Lourosa FC, que derrotou a PARC, por 4-1, no jogo cabeça-de-cartaz da 9.ª jornada. O conjunto de Pindelo até foi o primeiro a marcar, por Miguel Silva, logo no minuto inicial, mas viu os lusitanistas darem a volta ao resultado por intermédio de Hélio Brito, que bisou, e Vítor Moreira, para lá de um autogolo.

Já a AJ Fiães empatou a duas bolas na receção à ACD Azagães. João Teixeira adiantou os fianenses, Paulo Correia e Pedro Marques operaram a 'remontada' pelos oliveirenses, antes de Ricardo Leite fechar as contas do jogo.

Com golos de Samuel Oliveira e Diogo Grilo, o FC Arouca somou os três pontos no pavilhão do Branca Activa SC (0-2), enquanto o CRECUS venceu em Arrifana por 3-7, num jogo em que Luís Carvalho completou um 'hat-trick' e Nelson Bastos bisou pelos albergarienses.

O encontro entre CP Esgueira e AD Arsenal de Canelas foi interrompido a 6.17 minutos do final devido ao piso escorregadio. Na altura da paragem, os aveirenses venciam por 6-2. Por seu turno, a partida entre a ADREP e o FC Mozelos foi adiada, também pelas condições da 'quadra'.

Fotografia
Grupo Desportivo da Gafanha

12 de Dezembro de 2023
Instagram AFA
Notícias Relacionadas
Jogadores
Equipas
Categorias
Tags
Facebook
Notícias Mais Lidas