Amílcar Cruz sobre o regresso às vitórias do GD Gafanha: "O segredo foi acreditar que era possível"

Da persistência e da organização tática nasceu a primeira vitória forasteira do GD Gafanha na atual edição do Campeonato Grande Hotel de Luso. Amílcar Cruz, de alcunha Micau, destacou-se com um 'bis' em Barcouço, ele que descobriu o futsal há pouco tempo, mas sonha chegar bem longe na modalidade.

Depois de ter vencido na jornada inaugural, o GD Gafanha entrou numa fase simétrica de resultados menos desejados, que abriu com três empates consecutivos e fechou com igual número de desaires seguidos. Ao sétimo jogo, chegou a bonança, com o triunfo, por 4-5, no pavilhão do FC Barcouço. “O segredo foi acreditar que era possível e fazer aquilo que o mister pediu”, explica Amílcar Cruz, que desvenda um pouco da estratégia para o sucesso: “Procurámos evitar a saída de bola deles desde trás. Depois, tivemos uma atitude bastante positiva”.

O universal, de 21 anos, marcou dois dos golos gafanhenses na Mealhada, o que lhe dá “um sentimento especial”, ainda que prefira destacar a vitória alcançada “porque a equipa estava a precisar”. Sobre o mau momento por que o GD Gafanha passou, no que toca a resultados, explica-se, “principalmente, pela falta de sorte e consistência, porque temos vindo a fazer bons jogos”, diz Amílcar, também conhecido por Micau, tal como a maioria das pessoas com o seu nome em Cabo Verde, de onde é natural.

Quando atingiu a maioridade, viajou para Portugal para prosseguir os estudos. Hoje, frequenta o curso de Línguas e Estudos Editoriais, que concilia com o futsal, modalidade que descobriu no ano passado. “Em Cabo Verde, jogava futebol, no Paulense Desportivo Clube. Era ala esquerdo, às vezes avançado”, conta, admitindo que “a transição (para o futsal) foi bastante difícil, em termos táticos”. “A defender, por exemplo, tive dificuldades para aprender a fechar o campo e conhecer os três corredores”, pormenoriza. Fã dos internacionais portugueses Zicky Té e Pany Varela, confessa que “gostava de chegar à 1.ª Divisão Nacional”. Sonhar é o primeiro passo.

Campeonato tem um novo líder
O Campeonato Grande Hotel de Luso tem um novo líder, o Lusitânia de Lourosa FC, que derrotou a PARC, por 4-1, no jogo cabeça-de-cartaz da 9.ª jornada. O conjunto de Pindelo até foi o primeiro a marcar, por Miguel Silva, logo no minuto inicial, mas viu os lusitanistas darem a volta ao resultado por intermédio de Hélio Brito, que bisou, e Vítor Moreira, para lá de um autogolo.

Já a AJ Fiães empatou a duas bolas na receção à ACD Azagães. João Teixeira adiantou os fianenses, Paulo Correia e Pedro Marques operaram a 'remontada' pelos oliveirenses, antes de Ricardo Leite fechar as contas do jogo.

Com golos de Samuel Oliveira e Diogo Grilo, o FC Arouca somou os três pontos no pavilhão do Branca Activa SC (0-2), enquanto o CRECUS venceu em Arrifana por 3-7, num jogo em que Luís Carvalho completou um 'hat-trick' e Nelson Bastos bisou pelos albergarienses.

O encontro entre CP Esgueira e AD Arsenal de Canelas foi interrompido a 6.17 minutos do final devido ao piso escorregadio. Na altura da paragem, os aveirenses venciam por 6-2. Por seu turno, a partida entre a ADREP e o FC Mozelos foi adiada, também pelas condições da 'quadra'.

Fotografia
Grupo Desportivo da Gafanha

12 de Dezembro de 2023
Banner Seaside Promo
Instagram AFA
Notícias Relacionadas
Jogadores
Equipas
Categorias
Tags
Facebook
Notícias Mais Lidas