AFA promove ações de formação para Diretores Pedagógicos

No seguimento das diretivas da FIFA, da UEFA e da FPF sobre a da implementação da carta de princípios Grassroots Football/Raízes do Futebol, o gabinete AFA 2024 irá realizar, nos dias 21 de setembro, pelas 15 horas, e 5 de outubro, pelas 9 horas, no auditório da sala de formação da Associação de Futebol de Aveiro, uma ação de formação para os responsáveis que irão desempenhar a função de Diretor Pedagógico de futebol. 

Os futuros Diretores Pedagógicos deverão proceder à sua inscrição através do preenchimento de um formulário, escolhendo o dia em que pretenderão frequentar a ação.

De acordo com os regulamentos, a responsabilidade da arbitragem dos jogos nos escalões de traquinas A, traquinas B e petizes fica obrigatoriamente a cargo dos clubes participantes. O árbitro será um elemento credenciado como Diretor Pedagógico, indicado pelo clube visitado, sendo obrigatória a inscrição de dois Diretores Pedagógicos por cada equipa inscrita nos escalões acima indicados.

O cargo de Diretor Pedagógico foi instituído pela AFA na época 2017/2018. Um dos objetivos do projeto passa por “aproveitar elementos mais jovens, que tenham os requisitos para ser árbitros, e que estejam interessados”, pois, com “a passagem por este processo, acabam por ficar com o gosto pela arbitragem”, segundo explicou o vice-presidente da AFA, José Neves Coelho, na sétima edição da AFA Magazine.

Nesse artigo, Carlos Miragaia, o coordenador do projeto, salienta que a iniciativa “vai de encontro àquilo que são os direitos da criança e a não discriminação”. Tudo porque um dos deveres do Diretor Pedagógico é garantir que “todos os atletas joguem pelo menos um período”, o que vai permitir ao atleta “desenvolver-se muito mais e combater o abandono precoce na modalidade”. A seu ver, está é “uma grande ideia da Associação de Futebol de Aveiro, pela simbiose perfeita entre aquilo que é arbitragem e as regras técnico-pedagógicas”.

11 de Setembro de 2019
Banner Seaside Promo
Instagram AFA
Notícias Relacionadas
Categorias
Tags
Facebook
Notícias Mais Lidas