AFA adequa enquadramentos competitivos das provas de futebol jovem às etapas de desenvolvimento dos praticantes

A Associação de Futebol de Aveiro (AFA) procedeu a alguns ajustes nos regulamentos das competições de futebol, entre os escalões de Sub-6 e Sub-14, com o objetivo de adequar o nível competitivo ao ritmo de desenvolvimento biológico e à capacidade de desempenho dos jovens praticantes.

Do escalão de Sub-6 ao de Sub-11, os clubes poderão escolher entre as variantes de Futebol de 5 ou de 7 em função do nível de desenvolvimento dos seus atletas e da sua idade biológica.

Nos escalões de Sub-12, Sub-13 e Sub-14, os clubes poderão optar entre as variantes de Futebol de 7, 9 e 11, respeitando as etapas de desenvolvimento da iniciação e especialização do jovem praticante, procurando que o processo de ensino-aprendizagem assente em princípios gerais e específicos do jogo e que vão ao encontro de uma aprendizagem contextualizada dos fatores do jogo ao nível das ações individuais e coletivas, ofensivas e defensivas.

Para a coordenação técnica da AFA, estes ajustes promovem a “proteção do talento”, que assim se poderá desenvolver num ambiente competitivo “saudável e que salvaguarda o nível dos fatores de rendimento” dos praticantes.

“Conseguimos respeitar os estádios de desenvolvimento do atleta, de modo que estes possam crescer num ambiente de interiorização de valores e da dualidade vitória/não vitória, adaptando-se progressivamente à competição com um controlo da dualidade cooperação/oposição”, complementa o organismo.

Fotografia
Associação de Futebol de Aveiro

9 de Agosto de 2024
Instagram AFA
Notícias Relacionadas
Categorias
Tags
Facebook
Notícias Mais Lidas