ADEC Futsal afinou a pontaria e venceu pela primeira vez na 2.ª Divisão Distrital

Já terá, por certo, lido ou ouvido alguém deixar fugir um 'o que faltou foi a bola entrar' para justificar um mau resultado. Casos há, no entanto, em que esta ideia ganha contornos mais sérios do que os de um mero desabafo, como o da ADEC Futsal, dona de um registo defensivo sólido na Zona Norte da 2.ª Divisão Distrital, mas que só à 10.ª jornada se estreou a vencer. O que aconteceu de diferente no jogo com o SC Silvalde? “Foi a bola ter entrado”, notou Nuno Oliveira, autor de um 'bis' no triunfo por 4-2.

Em Macieira de Sarnes, no concelho de Oliveira de Azeméis, mora uma equipa que apresenta um registo defensivo pouco habitual em quem segue no último lugar e que só à décima tentativa conseguiu ganhar para o campeonato. Os 36 golos sofridos fazem dela a quarta melhor defesa da Zona Norte, à frente, por exemplo, da equipa que fecha atualmente o pódio da tabela, o CCDR Fundo de Vila, que sofreu mais quatro.

“No ano passado fomos a pior defesa do campeonato”, lembra Nuno Oliveira, enquanto elogia o trabalho desenvolvido pelo técnico, Ricardo Dias, com o plantel, ao qual os resultados não fazem jus. “Quando ele chegou, disse-nos que tínhamos de defender bem para depois chegar lá à frente. O treinador tem feito um grande trabalho connosco. A vitória já devia ter aparecido há mais tempo, porque temos tido boas prestações, apesar dos resultados”, explica o ala.

Só ficava a faltar “qualquer coisa lá à frente”, algo que “começou a ser trabalhado mais afincadamente no início da segunda volta” e que deu os seus frutos no jogo com o SC Silvalde. “Tudo o que temos trabalhado nos treinos saiu no jogo e ganhámos”, resume Nuno, que elogia o “espírito de união” da equipa, que foi fundamental para superar o mau arranque. “Um dos nossos lemas é 'Homens no início, Homens no fim'. É o que nos carateriza e o que nos diferencia das outras equipas”, destaca.

A primeira vitória da temporada, celebrada à mesa após a partida, foi também dedicada ao presidente do clube, Carlos Almeida Santos, “o homem que faz tudo o que é possível por nós”, nota Nuno Oliveira. “Ele é o homem de todos os trabalhos, sozinho naquele clube. Não nos falta nada, desde equipamentos às infraestruturas”, elogia, acreditando que mais vitórias se seguirão no futuro para a ADEC Futsal.

“A partir de agora, as coisas serão completamente diferentes. Na próxima fase, o nosso objetivo é ficar lá em cima. Isso já foi falado nos treinos. Temos plantel e treinador para estarmos numa situação diferente”, acredita, ele que espera, também, afinar a pontaria nos jogos que se seguem. “Já não marcava há três ou quatro jornadas. Na última época, tinha uns 15 golos por esta altura. (Bisar) Foi ouro sobre azul”, confessa.

Aos 33 anos, Nuno Oliveira é empresário no ramo da aplicação de películas e ajuda o clube dentro e fora das 'quadras'. Completou a formação no futebol, ao serviço da AD Sanjoanense, mas o trabalho obrigou-o a terminar a carreira de forma precoce, numa altura em que as portas da equipa principal 'alvinegra' até estavam entreabertas. O futsal começou por ser uma brincadeira, até que se juntou à ADEC Futsal, o único clube que representou até aqui. “No início da época, tive alguns convites, mas gosto dos homens e do presidente. Eles merecem, não os ia abandonar”, remata.

GD Gafanha B foge no topo da Zona Centro
A Zona Norte da 2.ª Divisão Distrital continua a ser liderada pela ACD Gião, que sofreu para derrotar a AD Couto Mineiro, por 4-3. À entrada para o último minuto, a equipa do concelho de Santa Maria da Feira perdia por 2-3, mas conseguiu dar a volta à situação por intermédio de Carlos Costa e Gonçalo Dapão, que bisou. Na segunda posição continua o Novasemente GD, que abriu a 10.ª jornada com um triunfo, por 2-5, frente ao GRC Dínamo Sanjoanense B, com Pedro Pinho e Domingos Oliveira a bisarem pelos espinhenses. Nota ainda para o triunfo do CCDR Fundo de Vila no pavilhão da AD Casal, por 5-8.

Na Zona Centro, o GD Gafanha B reforçou a liderança ao derrotar o até então vice-líder, PARC B, por 7-1. Tomás Nunes brilhou nos aveirenses com um 'hat-trick'. Na segunda posição surge, agora, o Clube de Albergaria, que venceu em Angeja por 1-4. Já o GRC Telhadela bateu o CAP Alquerubim, por 8-5, com Gonçalo Fonseca a bisar, enquanto o jogo entre ACR Vale de Cambra e SC Beira-Mar foi adiado para o dia 29 de dezembro.

Mais a sul, a comandante AD Travassô ganhou na casa do CC Barrô (1-4) e manteve distâncias para a ARCA, que venceu o Always Young por 3-5, e para o AC Luso, que fecha o pódio. A equipa da Mealhada ganhou à ADRC Ribeira da Azenha por 1-6, num jogo em que Anselmo Duarte completou um 'hat-trick' e André Luís bisou.

Fotografia
Adec.ms Futsal

19 de Dezembro de 2023
Instagram AFA
Notícias Relacionadas
Jogadores
Equipas
Categorias
Tags
Facebook
Notícias Mais Lidas