AD Taboeira conquista Campeonato de Esperanças, uma prova com futuro risonho

Houve emoção até ao fim, literalmente, para se encontrar o vencedor da primeira edição do Campeonato de Esperanças da Associação de Futebol de Aveiro (AFA). A AD Taboeira levantou o troféu depois de ter vencido, na derradeira jornada, o Fiães SC (2-1), mas os fianenses mantiveram tudo em aberto até aos últimos instantes. José Neves Coelho, vice-presidente da AFA, entregou a taça aos vencedores e fala da competição como uma “aposta de futuro” da associação.

Nos instantes iniciais do encontro, Pedro Silva adiantou os aveirenses no marcador, mas João Campino, já perto do intervalo, igualou para os forasteiros. Ciente de que só a vitória interessava para poder ser campeão do campeonato distrital de Sub-22, já que entrou na derradeira jornada com dois pontos de desvantagem sobre a AD Taboeira, o Fiães SC abordou a segunda parte com o objetivo de chegar à vantagem, carregou em busca do golo, mas faltou-lhe eficácia na hora do remate. Do outro lado, João Silva, em cima do minuto 90, voltou a marcar para os locais, selando o triunfo por 2-1.

“Foi a primeira vez na história do clube, que só tinha escalões de formação, que estes atletas tiveram a oportunidade de representar a AD Taboeira enquanto seniores. Este título é o corolário do esforço desses anos todos”, acredita Mário Moreira, treinador dos aveirenses, que espera que “o título seja de relevo para os atletas”.

Um campeonato com futuro
A AD Taboeira terminou o campeonato com 25 pontos, mais cinco do que o 2.º classificado, o Fiães SC, e oito do que o GDR Soutelo, que fechou o pódio da primeira edição da competição.

O ano de estreia do Campeonato de Esperanças contou com seis clubes participantes, que disputaram 14 jornadas. “A prova foi muito equilibrada e valorizou jovens que estavam numa fase de pouca ou nenhuma atividade. O grande objetivo foi correspondido, que passava por estes jovens serem retidos (na modalidade) numa idade de difícil integração nas equipas seniores”, explica José Neves Coelho, vice-presidente da AFA.

Para Mário Moreira, treinador da AD Taboeira, “a prova é interessante e tem futuro”, ele que acredita que “o principal benefício (da criação do campeonato) vai para clubes como a AD Taboeira, que só tinha escalões de formação e, agora, permite aos atletas que sempre defenderam este emblema continuarem a jogar futebol no seu clube de sempre”.

Igualmente esperançado num futuro risonho para o campeonato, Ismael Pereira, treinador do Fiães SC, vê na competição “uma janela de oportunidade para treinadores e atletas que, talvez, não teriam oportunidade de jogar” com tanta regularidade.

O treinador considera que a primeira edição da prova “foi bastante competitiva”, esperando que, “no futuro, melhore em termos de quantidade de equipas”. “Esta é uma aposta de futuro (da AFA). Esperamos que, na próxima época, haja um maior número de equipas a participar”, completa José Neves Coelho.

Avanca e Loureiro vencem na despedida
A 14.ª jornada do Campeonato de Esperanças contou, ainda, com os triunfos caseiros de AA Avanca e CD Loureiro.

A Atlética venceu, pela margem mínima, o último classificado ARD Vilamaiorense (2-1), que ficou muito perto de somar o seu primeiro ponto na prova. Aos 20 minutos, Gonçalo Silva adiantou os avancanenses no marcador, de grande penalidade, mas Diogo Santos igualou pouco depois para o conjunto de Vila Maior, também de penálti. O 1-1 manteve até bem perto do fim, quando o mesmo Diogo Santos, num lance infeliz, marcou na própria baliza.

Em Loureiro, a equipa da casa levou de vencida o GDR Soutelo, por 2-0, graças ao ‘bis’ de Gabriel Martins. O jogador dos oliveirenses inaugurou o marcador aos 60 minutos, tendo fechado o resultado pouco depois, na execução de uma grande penalidade.

Fotografia
Diário de Aveiro

24 de Fevereiro de 2020
Instagram AFA
Notícias Relacionadas
Categorias
Tags
Facebook
Notícias Mais Lidas