AfaTV Solverde
Instagram AFA
AD Santiais quer mostrar que "merece a oportunidade" de participar no Campeonato Nacional

Com o objetivo de “dar a conhecer à nação a equipa e o lugar de Santiais, para além de desfrutar e premiar os atletas do clube”, a AD Santiais acedeu ao convite da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) para representar o distrito de Aveiro no Campeonato Nacional de futebol de praia, no qual procurará garantir a manutenção, tal como explica o presidente da coletividade do concelho de Estarreja, António Ferreira.

O dirigente explica que a AD Santiais foi repescada para participar na “maior prova de futebol de praia da FPF, sendo uma das duas equipas a chegar dessa forma ao campeonato”.

A notícia foi muito bem recebida em Santiais, onde mora um clube que tem mostrado “bastante empenho e evolução na modalidade, conseguindo, na época passada, uma boa prestação no Campeonato Distrital”, após o qual foi “convidado a participar na Taça Nacional, acabando por cair, de pé, nos quartos de final da prova”, recorda António Ferreira.

“Após perder o acesso direto ao Campeonato Nacional de futebol de praia da época seguinte, ficou um sabor amargo e a ansiedade de querer competir ao mais alto nível”, confessa o responsável, um desalento que foi ultrapassado com o convite endereçado pela FPF.

António Ferreira aponta à manutenção como principal meta a alcançar na competição, de forma a comprovar que o clube “merece esta oportunidade”. “Queremos dar a conhecer à nação a equipa e o lugar de Santiais, bem como representar o concelho de Estarreja e a AFA. O maior desejo, para além de desfrutar e premiar os atletas do clube, é garantir que esta não seja só uma passagem nem uma viagem com bilhete de regresso”, acrescenta.

A preparação para a competição será feita na Praia da Torreira, no concelho vizinho da Murtosa. “Para além da mentalização dos jogadores e dos treinos nas condições referidas, temos ainda toda uma logística (alimentação, hospedagem, transportes, cuidados clínicos, vestuário) pronta para apoiar a equipa, tendo também uma equipa de reportagem de prontidão para acompanhar este desafio e gravá-lo na história do clube. Fica só a faltar 'casa própria' para treinar e receber esta prova”, conclui o responsável.

O Campeonato Nacional de futebol de praia junta 16 clubes, divididos, na primeira fase, em duas séries. A AD Santiais integra a Série Norte da prova, juntamente com Abambres, Buarcos, Casa do Benfica de Viseu, Caxinas, Chaves, Porto Mendo e Varzim. Na jornada inaugural, agendada para o dia 4 de maio, a AD Santiais visita o Caxinas. Os dois primeiros classificados avançam para a segunda fase, enquanto os dois últimos baixam aos respetivos distritais.

Fotografia
Associação de Futebol de Aveiro

30 de Março de 2024
AfaTV Solverde
Instagram AFA